Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Pablo Marçal, mandato em risco, homenagem a Pacheco e a misteriosa Natália.

Cracolândia. - Imagem: Reprodução | Edilson Dantas / TV Globo
Cracolândia. - Imagem: Reprodução | Edilson Dantas / TV Globo
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 24/05/2024, às 09h16


Coach candidato

O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, convoca hoje coletiva de imprensa às 20h, com a presença de Pablo Marçal, que deve anunciar oficialmente sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo. O evento acontece no escritório do advogado Marcelo Magnani, na Líbero Badaró, pertinho da prefeitura. Magnani e Levy Fidelix Filho, presidente municipal da legenda, trabalham juntos há cerca de um ano para viabilizar a empreitada, mas não quiseram confirmar o teor da coletiva. “Cada anúncio em relação a uma eventual candidatura do Pablo será feito por ele mesmo, da forma que ele decidir. Hoje a noite saberemos do que se trata”, afirmou o advogado.

“Mentira se responde com processo”

Milton Leite abriu a reunião do Colégio de Líderes essa semana afirmando que vai processar o UOL, as fontes e os jornalistas que assinaram reportagem afirmando que o governador Tarcísio de Freitas usou uma operação policial contra o PCC para pressioná-lo pela aprovação da privatização da Sabesp. “Na sucumbência quem vai ficar feliz é a AACD, porque o valor que vou pedir não é pequeno”, afirmou.

Jurisprudência?

O ministro Kássio Nunes Marques, do TSE, foi definido como relator do processo movido pelo historiador Marco Antonio Villa pedindo a cassação do deputado federal Carlos Sampaio, atualmente no PSD, por infidelidade partidária. Sampaio foi eleito pelo PSDB e Villa, do Cidadania, ficou como suplente. Os partidos formam uma federação partidária desde 2022. É a primeira vez que a Justiça Eleitoral julga caso semelhante envolvendo uma federação de partidos.

Argumentos

No processo 0600286-80.2024.6.00.0000, a defesa de Marco Antonio Villa afirma que seria necessária a autorização expressa do Cidadania para a desfiliação de Sampaio. A defesa do deputado é embasada em cartas de anuência assinadas pelos ex-presidentes nacional e estadual do PSDB, respectivamente Bruno Araújo e Marco Vinholi e pelo ex-presidente da Federação Partidária, Adolfo Viana.

Carta na manga

A favor da tese de Villa está a resolução 012/2024 do PSDB, assinada em 15 de março pelo presidente nacional do partido, Marconi Perillo, que proíbe a desfiliação de qualquer deputado, federal ou estadual, que tenha usado verbas do partido em 2022.

Ovacionado

Mil e quinhentos convidados, entre eles quase 500 prefeitos, deputados e senadores, além do governador Tarcísio de Freitas, aplaudiram de pé o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante jantar promovido pela Associação Paulista de Municípios em homenagem ao senador. O evento foi articulado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, com apoio de Baleia Rossi, presidente do MDB. Nos discursos, apelos para que Pacheco abandone a ideia de deixar a vida pública. A homenagem da APM foi por conta da atuação decisiva de Pacheco na desoneração da folha de pagamento de municípios, que mantém 80 bilhões de reais no caixa dos prefeitos de cidades com até 156 mil habitantes em todo o Brasil.

O estranho aumento do fluxo

Quase todos os dias e sem hora marcada dezenas de dependentes químicos têm sido trazidos de vários pontos da região metropolitana para os arredores da Cracolândia, em ônibus privados. O desembarque acontece sempre na Av. Rio Branco, nos quarteirões entre as ruas Vitória e dos Timbiras. Assim que descem do ônibus, os usuários se espalham rapidamente pela região, aumentando os aglomerados humanos que ficaram conhecidos como “fluxo”. O movimento acontece há pelo menos 10 dias.

Quem é Natália?

Em comum, além do transporte privado, está a figura de uma moça identificada apenas como Natália, que recepciona os grupos e coordena a dispersão, sempre aos berros. Uma leitora que mora na região conta que, da janela de seu apartamento, chegou a presenciar 3 ônibus “descarregando” usuários de drogas na região no mesmo dia. Durante a semana a coluna flagrou um desses desembarques. Ao ser abordada, Natália soltou alguns palavrões e saiu correndo. Tem alguém pagando para aumentar o fluxo.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias