Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

O nojento ataque às candidatas mulheres, a última semana de campanha e a vitória do Xandão

Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), respectivamente - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa/  Agência Brasil e Instagram
Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), respectivamente - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa/ Agência Brasil e Instagram
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 27/09/2024, às 08h12


Deep fake  

Montagens geradas por inteligência artificial mostrando o rosto de candidatas mulheres em corpos nus têm virado mania nessas eleições. São as chamadas “deep nudes”. Tabata Amaral foi “retratada” dessa maneira covarde algumas vezes, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim foi à polícia pedir investigação e agora chegou a vez da candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena, ser vítima desse tipo de violência, que tem sido chamada de “estupro virtual”. “Esses ataques precisam ser investigados e os responsáveis devidamente punidos”, afirmou a candidata, que é casada e mãe de dois filhos. Quem produz ou distribui material desse tipo comete crime sujeito à pena de até 1 ano de prisão e multa.

Calculador de bancadas

No dia 16 de agosto publiquei as previsões de Maurício Martins, o “calculador de bancadas” que acertou quantos vereadores cada partido iria eleger nas últimas 4 eleições, com diferença máxima de 1 vereador por bancada. As contas mudaram um pouco, principalmente por conta de desistências, puladas de cerca e a incerteza se o PRTB vai conseguir ou não pelo menos 1 vereador que alcance os 10% de quociente eleitoral.

1 vereador: Avante, PRD e PDT têm chances remotas de conquistar uma cadeira. PV e PcdoB (Federação com PT), Rede (Federação com PSOL) e Solidariedade têm boas chances de conseguirem eleger pelo menos um vereador cada. PSDB e PRTB, que tinham chances de eleger até dois vereadores, agora têm que torcer para alguém atingir o quociente eleitoral, senão ficam sem ninguém na Câmara em 2025.

Até 2 vereadores: Novo, que na previsão anterior tinha chance eleger apenas 1 vereador. 

2 ou 3 vereadores: PP, PSD e PSB.

3 ou 4 vereadores: Republicanos, que antes faria 2 ou 3.

4 ou 5 vereadores: Podemos, que antes faria 3 ou 4.

5 ou 6 vereadores: PL, que antes faria 4 ou 5 e União Brasil, que poderia fazer entre 5 e 7.

Entre 6 e 8 vereadores: PSOL, que depende da Rede fazer ou não uma cadeira pela federação e antes faria entre 5 e 7 vereadores.

Entre 7 e 9 vereadores: PT, que também depende dos resultados de PV e PcdoB e na previsão anterior do Maurício faria entre 6 e 8 vereadores.

Entre 8 ou 9 vereadores: MDB. 

Metodologia

Fatores como votações anteriores, popularidade nas redes sociais, área de atuação, verbas de campanha, tempo na TV, composição das chapas e, claro, pesquisas eleitorais, são levados em conta por Maurício na hora de traçar as previsões. Para ele, a grande surpresa foi atestar que o PSDB pode não eleger ninguém. “Até acredito que o PSDB possa eleger 1 vereador, mas o fato de Datena não decolar pode fazer o ninho tucano se desmanchar em São Paulo”, afirmou.

Os eleitos

A lista com os possíveis eleitos de cada partido também foi atualizada pelo Maurício e será publicada no próximo dia 11 de outubro.

Reta final

Faltando 9 dias para a eleição o clima é de apreensão nos QGs das campanhas. Para se consolidarem em eventual segundo turno, Guilherme Boulos e Ricardo Nunes devem manter a estratégia dos últimos dias. Respectivamente manter presença constante na periferia e aparecer sempre colado ao governador Tarcísio de Freitas. Já Pablo Marçal estaria desconfortável com a situação. “Ele está pensativo, está elaborando uma estratégia de impacto para os próximos dias. Vem coisa forte por aí”, afirmou um assessor próximo. 

AmarElon Musk

Com o perdão do trocadilho quinta série, mas a queda de braço de maior repercussão desse ano no Brasil, fora Marçal contra todos, pode estar chegando ao fim. Elon Musk gritou, reclamou, chorou e cedeu: os advogados do X entraram ontem no STF com o pedido de desbloqueio da rede no Brasil. "O X adotou todas as providências indicadas por Vossa Excelência como necessárias ao reestabelecimento do funcionamento da plataforma no Brasil", diz a petição endereçada ao ministro Xandão.

Devidamente enquadrado

Segundo a petição, o X pagou a multa que ultrapassa 18 milhões de reais, suspendeu as contas de 9 pessoas investigadas criminalmente e formalizou a indicação da advogada Rachel de Oliveira Conceição como representante legal no país. Alexandre de Morais deve analisar a documentação e decidir se libera o X no Brasil nos próximos dias. 

Contato: [email protected]

Compartilhe