Diário de São Paulo
Siga-nos

Ytalo chega ao auge no Bragantino após passagem com lesão pelo São Paulo: “Certo por linhas tortas”

Seis gols no Campeonato Paulista de 2016 e vice-campeão estadual. Com essas credenciais, Ytalo deixou o Audax para defender o São Paulo. Viu ali a

Ytalo chega ao auge no Bragantino após passagem com lesão pelo São Paulo: “Certo por linhas tortas”
Ytalo chega ao auge no Bragantino após passagem com lesão pelo São Paulo: “Certo por linhas tortas”

Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h04


Vice-artilheiro do Brasileirão, atacante de 33 anos tem 15 gols pelo Massa Bruta na temporada e é uma das principais armas da equipe para alcançar vaga inédita na final da Sul-Americana

Seis gols no Campeonato Paulista de 2016 e vice-campeão estadual. Com essas credenciais, Ytalo deixou o Audax para defender o São Paulo. Viu ali a oportunidade de se firmar no cenário nacional e, quem sabe, viver dias de glória no Morumbi. O auge da carreira chegou. Mas não foi em 2016 e nem com a camisa do Tricolor.

Cinco anos após a curta passagem pelo São Paulo, atrapalhada por uma lesão no joelho direito, é com a camisa do Red Bull Bragantino que Ytalo vive a fase que considera como a melhor da carreira. Aos 33 anos, o atacante é o vice-artilheiro do Brasileirão, com oito gols, e o principal goleador do Massa Bruta na temporada, com 15.

– Foi um momento especial ter participado de um clube como o São Paulo. Mas passou. Agora é Red Bull Bragantino. Como dizem, Deus escreve certo por linhas tortas. Passei por isso para estar hoje aqui no Bragantino fazendo história – destacou.

Ytalo comemora gol marcado pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Ytalo comemora gol marcado pelo Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Nesta quarta-feira, Ytalo quer fazer parte de mais um capítulo inédito da história do clube. Às 19h15 (de Brasília), o Bragantino encara o Libertad, no Paraguai, pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. O Massa Bruta venceu o jogo de ida por 2 a 0 e tenta chegar pela primeira vez a uma final de um torneio continental. O jogo vai ser acompanhado em tempo real pelo ge.

Ytalo é um dos atletas mais experientes do jovem grupo do Massa Bruta. A experiência ele usa tanto para marcar gols quanto para auxiliar os mais novos. Compartilha a bagagem que adquiriu ao longo da carreira. Uma trajetória que começou em Alagoas, teve boa passagem pelo Audax de Fernando Diniz, uma cirurgia no São Paulo e que chega ao auge no Bragantino.

Artilharia e mais de 100 jogos

A boa fase de Ytalo no Bragantino não começou neste ano. O atacante é um dos atletas do RB Brasil que foram para o clube de Bragança Paulista após a Red Bull assumir o controle da equipe, em 2019. De lá pra cá, Ytalo fez 116 jogos com a camisa do Braga e marcou 40 gols.

Assista aos gols de Ytalo no Brasileirão 2021:

8 vídeos
8º gol - Ytalo marca contra o Bahia

Ytalo balança as redes do América-MGYtalo marca para o Bragantino contra o Santos

Ytalo foi artilheiro da equipe na conquista da Série B de 2019, artilheiro do Paulistão de 2020 e agora é o vice-artilheiro do Brasileirão deste ano. De quebra, o atacante ainda se destaca pelas assistências, com 14 passes para gols pelo Bragantino, sendo cinco nesta temporada.

Ytalo, atacante do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Ytalo, atacante do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

– É um momento especial. Desde que cheguei aqui no Red Bull, primeiro no Red Bull Brasil e agora no Red Bull Bragantino, estou vivendo um momento muito especial. Três anos fazendo gols, sendo artilheiro. Espero continuar por mais tempo e continuar fazendo os gols para ajudar a equipe – destacou o atacante, natural de Maceió-AL e que vê em Romário uma inspiração no ataque.

– Aqui temos um estilo de jogar que se encaixou bem com o meu jeito de jogar também. Até por isso, acho que estou fazendo bem a função de centroavante. Acho que o jeito de jogar do clube e o meu se encaixaram. As peças que foram chegando também. O clube foi contratando e ajudando, agregando o time. Por isso, acho que deu muito certo – comentou.

Atacante Ytalo, do Bragantino, na partida contra o Bahia — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Atacante Ytalo, do Bragantino, na partida contra o Bahia — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O Bragantino segue a filosofia de jogo da Red Bull, que preza por um jogo intenso, agressivo. Para isso, o clube aposta principalmente na contratação de jovens jogadores. Desde que assumiu o controle do Bragantino, a empresa austríaca gastou cerca de R$ 150 milhões só para contratar jovens de até 24 anos de grandes clubes brasileiros.

Ytalo é um dos três atletas do elenco com idade acima de 30 anos. Além dele, há o goleiro Julio César e o lateral-esquerdo Edimar. O jogador diz gostar deste estilo intenso do time e estar em condições físicas de acompanhar o ritmo dos mais novos. Ele também aposta na inteligência dentro de campo para ajudar o time.

– Procuro ajudar os mais jovens fazendo o que eu faço. Trabalhando todos os dias bem, fazendo o máximo todos os dias. A idade deixando, estou me sentindo muito bem hoje para fazer o que faço. Espero continuar fazendo por muito tempo. A gente nunca sabe né? Carreira de jogador, um dia você está bem, no outro pode ter uma lesão. Mas espero que não. Se eu não tiver lesão, acho que duro bastante ainda para ajudar a equipe. A gente tenta ajudar da melhor maneira, falando e mostrando dentro de campo o empenho todos os dias – comentou.

Ytalo marca gol contra o Palmeiras e comemora ao lado dos jovens Helinho e Artur — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Ytalo marca gol contra o Palmeiras e comemora ao lado dos jovens Helinho e Artur — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

O jogador tem contrato com o Bragantino até o fim deste ano. O atleta tem algumas conversas com a diretoria sobre a renovação, mas ainda não há definição. No que depender da vontade dele, vai encerrar a carreira no Bragantino.

– O desejo é continuar aqui. Se der, até parar, daqui uns cinco anos. Como te falei: hoje, eu consigo (jogar mais cinco anos). Isso se não acontecer lesão, essas coisas. Do jeito que vou levando, acredito que dá – disse.

Passagem pelo São Paulo

Após a campanha do vice-campeonato do Audax no Paulista de 2016, atletas da equipe de Osasco foram defender grandes clubes do futebol brasileiro. Foram os casos, por exemplo, de Tchê Tchê, Camacho e Ytalo. O atacante foi contratado pelo São Paulo em maio de 2016.

Ytalo durante apresentação no São Paulo — Foto: Marcelo Prado

Ytalo durante apresentação no São Paulo — Foto: Marcelo Prado

Dois meses depois de ser anunciado, entretanto, rompeu o ligamento do joelho direito no clássico contra o Corinthians e teve que ser submetido a uma cirurgia.

– No São Paulo, quase sempre não joguei na minha posição, de centroavante. Joguei aberto, de ponta, na posição do Ganso na Libertadores. Teve um jogo que joguei de meia. O único jogo que joguei na minha posição foi contra o Corinthians, que foi quando lesionei. Então, foi um momento especial ter ido para o São Paulo, estava na Libertadores na época. Consegui fazer um gol contra o Cruzeiro. Esperava mais sequência, mas daí veio a lesão – afirmou.

Ytalo comemora gol contra o Cruzeiro — Foto: FERNANDO MICHEL - AGÊNCIA ESTADO

Ytalo comemora gol contra o Cruzeiro — Foto: FERNANDO MICHEL – AGÊNCIA ESTADO

O tempo de recuperação da cirurgia era longo, e o contrato de Ytalo iria até o fim daquele ano. O clube não poderia liberar o jogador enquanto ele ainda se reabilitava, mas o próprio jogador optou em deixar o Tricolor. Foram 13 jogos pela equipe e um gol marcado.

– Acabei optando, quando estava melhorando, ser emprestado para o Audax. Sabia que, no São Paulo, seria difícil ter outra oportunidade. Pessoal queria que eu voltasse com sete, oito meses da cirurgia no joelho. Optei para sair para jogar antes – recordou.

Ytalo durante treino do São Paulo  — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

Ytalo durante treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan/saopaulofc.net

– Eu achava que iria me firmar, porque vinha muito bem no Paulista pelo Audax. Na época, o treinador era o Bauza. Ele me deu muita oportunidade, apesar de não ser na minha posição. Eu estava muito feliz e imaginava que iria encaixar mesmo. Fiquei sabendo que o Calleri iria embora, seria vendido. Dali, do jogo do Corinthians para frente, eu achava que teria uma sequência muito boa. Mas acabou vindo a lesão. Não consegui, mas foi um momento especial ter participado de um clube como o São Paulo. Mas passou. Agora é Red Bull Bragantino – disse.

Sucesso no Audax

O atacante considera o momento no Bragantino como o melhor da carreira. Mas destaca também os bons dias vividos com a camisa do Audax. Em 2016, a equipe de Osasco, comandada pelo técnico Fernando Diniz, chamou atenção no Campeonato Paulista pelo estilo de jogo de muita posse de bola, ausência de chutões e rotatividade nas posições dos atletas.

O Audax chegou à decisão do Campeonato Paulista e ficou perto de conquistar o título diante do Santos.

Ytalo em ação pelo Audax no Paulista de 2016 — Foto: Renato Silvestre

Ytalo em ação pelo Audax no Paulista de 2016 — Foto: Renato Silvestre

– Estávamos juntos há três anos, todo mundo se conhecia. Em 2016, encaixou muito bem. Acho que merecíamos ser campeões naquela época. Jogamos muito contra o Santos. Acabamos perdendo por um gol do Ricardo Oliveira. Foi o único chute, se não me engano, que o Santos deu. A gente deu bola na trave, passava perto e nada. Mas o encaixe era porque já nos conhecíamos há três anos – relembrou.

– Na época, o pessoal chamava de roda gigante, porque ficávamos rodando para receber bola. Mas era um estilo que agradava a gente porque estávamos sempre com a bola. Um estilo totalmente diferente do que tinha aqui no Brasil – disse.

Conheça mais Ytalo

  • Nome: Ytalo José Oliveira dos Santos
  • Nascimento: 12/01/1988 (33 anos), em Maceió-AL
  • Altura: 1,81 m
  • Clubes: Corinthians-AL, Marítimo-POR, Internacional, Mogi Mirim, Paulista, Guaratinguetá, Audax, Athletico-PR, São Paulo, CRB, Vardar-MAC, Linense, RB Brasil e Bragantino.
  • Início no futebol: começou em uma escolhinha, aos 7 anos, em Maceió
  • Inspiração no futebol: Romário

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias