Diário de São Paulo
Siga-nos

Volante-atacante, capitão e férias forçadas: como Paulinho estava antes de retorno ao Corinthians

O presente de Natal da torcida do Corinthians chegou antecipado. Anunciado na última quarta-feira, o volante Paulinho assinou contratoaté dezembro de 2023.

Volante-atacante, capitão e férias forçadas: como Paulinho estava antes de retorno ao Corinthians
Volante-atacante, capitão e férias forçadas: como Paulinho estava antes de retorno ao Corinthians

Redação Publicado em 16/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h48


O presente de Natal da torcida do Corinthians chegou antecipado. Anunciado na última quarta-feira, o volante Paulinho assinou contratoaté dezembro de 2023. Reforço de peso, que chega para ser protagonista após passagens recentes pelo futebol chinês e árabe.

Aos 33 anos, o dono da camisa 15 do Timão fez seu último jogo oficial em 17 de setembro de 2021, há praticamente três meses, quando ainda vestia a camisa do Al-Ahli, clube saudita pelo qual disputou apenas quatro partidas antes de pedir para ser liberado e voltar ao Brasil.

A passagem foi curta, porém proveitosa em terras árabes. Nos quatro jogos, foi titular em todos, usou a braçadeira de capitão em todos e marcou dois gols. Disputou três jogos inteiros e um tempo na última partida, antes do que seria sua despedida com rescisão de comum acordo.

Antes de jogar no futebol árabe, Paulinho rescindiu com o Guangzhou Evergrande, da China, por restrições sanitárias que o impediam de retornar ao país, em junho deste ano, quando já estava sem jogar desde novembro do ano passado.

Posicionamento

Curiosamente, embora a maioria da torcida se lembre de Paulinho como um segundo volante, na Arábia, nos poucos jogos, acabou usado mais como um meia pelo lado esquerdo. Partindo, sim, de trás do meio-campo, com chegada à área, mas majoritariamente pelo setor.

No 4-1-4-1 atual de Sylvinho, a formatação de meio-campo tem um volante solitário para resguardar a defesa e dar saída de bola, além de meias que caem por dentro pendentes cada um para um lado. Giuliano costuma jogar pela direita, e Renato Augusto mais pela esquerda.

Renato Augusto e Paulinho juntos pela seleção brasileira, em 2016 — Foto: Doug Patricio/LatinContent via Getty Images

Renato Augusto e Paulinho juntos pela seleção brasileira, em 2016 — Foto: Doug Patricio/LatinContent via Getty Images

Com a capacidade de assumir praticamente qualquer função dentro de campo, é possível imaginar que Renato seja deslocado mais para a direita e Giuliano passe a disputar diretamente uma vaga com Paulinho. Isso, é claro, se todos estiverem em condições de atuar.

Nenhum dos três meias citados tem características de velocidade para atuar pelas pontas como alas ofensivos. Porém, não está descartada, também, a possibilidade de o próprio Renato passar a ser o primeiro volante da equipe ou até mesmo Paulinho ou Giuliano, mantendo o trio no time.

Atacante?

Entusiasmado com a nova contratação, o atacante Róger Guedes chamou a atenção ao vibrar pela contratação de Paulinho com um post dizendo “bem-vindo minha dupla de ataque”. Poderia ser apenas uma brincadeira entre ex-companheiros, mas é fato que o camisa 15 brilhou com gols na China.

De 2018 a 2020 no futebol chinês, Paulinho fez 47 gols em 81 jogos. Média de um gol marcado a cada dois jogos. Foram estes os anos da segunda passagem de Paulinho pelo Guangzhou Evergrande, após deixar o Barcelona, da Espanha.

Antes disso, havia passado pelo mesmo clube chinês quando deixou o Tottenham, da Inglaterra, tendo ficado de 2013 a 2021 longe do futebol brasileiro.

Ao todo, foram 74 gols e 24 assistências em 176 jogos na China.

Análise dos comentaristas

A pedido do ge, a comentarista Renata Mendonça fez uma breve análise da chegada de Paulinho ao Corinthians, ratificando a característica do jogador de se aproximar e ser letal perto ou dentro da área.

Comentarista Renata Mendonça analisa a contratação de Paulinho pelo Corinthians

O comentarista Raphael Rezende também destacou o impacto da contratação do meio-campista:

“A contratação do Paulinho é espetacular, se considerada individualmente. É jogador pra primeira prateleira no futebol brasileiro. Claro que entender o custo-benefício é importante. Salários, tempo de contrato, relacionar com a situação financeira do clube. Não é uma questão apenas do Corinthians. É recorrente no futebol brasileiro. Mas, além disso, o que mais me chama atenção é identificar se as contratações recentes, todas elas relevantes, fazem sentido como time.

Esse será o grande desafio para a temporada 2022. O futebol brasileiro exige demais fisicamente. E a média de idade do time considerado titular se elevou consideravelmente. Mas é impossível ficar indiferente. O sarrafo sobe, o desafio aumenta, mas o Paulinho é bola demais pra se afirmar nesse retorno ao futebol brasileiro.”

Palavra do especialista

A passagem de Paulinho pelo futebol chinês foi analisada também pelo jornalista Leonardo Hartung, especialista em futebol asiático, que detalhou a passagem do volante pelo Guangzhou.

“Não seria nenhum exagero dizer que Paulinho foi o principal jogador do Guangzhou Evergrande desde o seu retorno após passagem pelo Barcelona, em julho de 2018, até a final da Super Liga 2020, contra o antigo Jiangsu Suning, em novembro daquele ano. Primeiro, pela boa e ativa participação do meia durante os jogos de sua equipe e, segundo, por sua veia goleadora.

Neste período na China, foi possível ver um Paulinho mais participativo com bola e somando boas ações em espaços reduzidos. Como já de costume quando falamos do meia, também acabou tendo destaque pelo vigor e força física, capacidade de vencer duelos e a facilidade de pisar na área e marcar gols.

Outro ponto destacável na passagem de Paulinho pelo Guangzhou era a capacidade de aparecer em momentos decisivos. Mesmo em dias ruins do coletivo, era plausível esperar por um gol do meia.

Os números fundamentam a ideia de um Paulinho goleador, tendo em vista que só nas edições 2018, 19 e 20 do Campeonato Chinês foram 45 gols em 68 jogos disputados. Aliás, Paulinho foi o vice-artilheiro nas edições 2019 (19 gols vs 29 do artilheiro Eran Zahavi) e 2020 (12 gols vs 14 do artilheiro Cédric Bakambu).”

Temporada por temporada

  • 2013/14 – Tottenham: 37 jogos / 8 gols
  • 2014/15 – Tottenham e Guangzhou Evergrande: 52 jogos / 7 gols
  • 2016 – Guangzhou Evergrande: 40 jogos / 10 gols
  • 2017 – Guangzhou Evergrande: 29 jogos / 12 gols
  • 2017/18 – Barcelona: 49 jogos / 9 gols
  • 2019 – Guangzhou Evergrande: 42 jogos / 22 gols
  • 2020 – Guangzhou Evergrande: 20 jogos / 12 gols
  • 2021/22 – Al-Ahli: 4 jogos / 2 gols

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias