Com essa premiação o Brasil de volta ao topo do futebol mundial após 17 anos

Gabriela Thier Publicado em 17/12/2024, às 18h07
Na terça-feira (17), em Doha, Vinícius Júniorfoi agraciado com o prêmio FIFA The Best 2024, marcando um retorno significativo do Brasil ao topo do futebol mundial após 17 anos. O atacante do Real Madrid se destacou entre os concorrentes, superando Rodri, do Manchester City, que ficou em segundo lugar. O último brasileiro a receber essa honraria foi Kaká, em 2007.
Com esta vitória, Vinícius torna-se o sexto brasileiro a conquistar o título de melhor jogador do mundo. Outros ícones do futebol brasileiro que receberam este reconhecimento incluem Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Romário. Durante seu discurso de aceitação, Vinícius fez questão de ressaltar suas raízes em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, e expressou sua gratidão ao Flamengo, clube onde começou sua carreira.
"Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que jogava descalço nas ruas de São Gonçalo, cercado por dificuldades. Estou aqui por muitas crianças que acham que seus sonhos são inalcançáveis, mas quero provar que é possível. Agradeço à minha família, que sacrificou seus próprios sonhos para que eu pudesse perseguir o meu. Também sou grato ao meu time e ao Real Madrid, o maior clube do mundo. Não poderia deixar de reconhecer o Flamengo, que me acompanhou desde o início da minha jornada", declarou Vinícius Júnior.
A cerimônia também premiou outros destaques do futebol mundial:
Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)
Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho (Manchester United)
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)
Prêmio Marta: Marta (Brasil)
Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA)
Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes (EUA)
Prêmio Fair Play: Thiago Maia (Internacional)
Torcedor do ano: Gui (torcedor do Vasco)
A votação que consagrou Vinícius como melhor jogador do mundo contou com a participação de 88 capitães de seleções nacionais (55% do total), 77 jornalistas especializados (51%) e 55 treinadores (44%).
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada