Diário de São Paulo
Siga-nos

Torcedora do Flamengo de Zico, repórter japonesa que adotou o Brasil vê povo preocupado, mas ansioso com olimpíadas de Tóquio

O podcast "A Sexta Estrela" pediu licença e entrou no "Planeta Kiyomi" para contar um pouco mais da expectativa dos japoneses pelo início das olimpíadas de

TORCEDORA
TORCEDORA

Redação Publicado em 20/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h22


O podcast “A Sexta Estrela” pediu licença e entrou no “Planeta Kiyomi” para contar um pouco mais da expectativa dos japoneses pelo início das olimpíadas de Tóquio 2020. A convidada do programa do comentarista Alexandre Lozetti foi a repórter Kiyomi Nakamura, que cobre a seleção brasileira masculina de futebol há mais de 20 anos.

Tudo começou quando Zico, pouco depois de se aposentar pelo Kashima Antlers, virou coordenador técnico da Seleção na Copa de 1998 e seguiu pelo Mundial da Coreia do Sul e do Japão, em 2002, com dois gols de Ronaldo e vitória brasileira.

Jornalista de alguns veículos de imprensa do Japão, a repórter vê expectativa grande pelas olimpíadas, apesar da evidente preocupação com a Covid-19.

Ao lado de Zico, a quem acompanha desde os tempos de Kashima Antlers — Foto: Reprodução

Ao lado de Zico, a quem acompanha desde os tempos de Kashima Antlers — Foto: Reprodução

– Existe muita preocupação de covid-19 para todo mundo, mas quando falo com amigos vejo que eles não são contra os Jogos. Se vai ser realizado lá todos querem assistir na TV. Torcer pelos japoneses e torcer pela seleção brasileira. O clima não é totalmente como está noticiado, mas estão preocupados, claro – contou.

A seleção brasileira masculina de futebol estreia nesta quinta-feira, às 8h30, contra a Alemanha, no torneio olímpico. A feminina joga nesta madrugada de quarta-feira, às 5h. Acompanhe tudo no ge e na TV Globo, SporTV e no GloboPlay

Kiyomi, com Dunga: jornalista japonesa acompanha a seleção brasileira desde 2002 — Foto: Reprodução

Kiyomi, com Dunga: jornalista japonesa acompanha a seleção brasileira desde 2002 — Foto: Reprodução

Com canal de Youtube chamado “Planeta Kiyomi”, em que apresenta reportagens com personagens que marcaram época no futebol do Japão, ela também vê mudança na percepção geral dos japoneses em relação à Seleção.

– O povo japonês sempre gostou muito da seleção brasileira. Todo mundo sabia onde os jogadores titulares da seleção jogavam. Às vezes, hoje, perguntam, “quem está jogando na seleção?” Antigamente não precisava falar, todos sabiam – descreve Kiyomi, lembrando que o interesse de mídia também se modificou um pouco. – Antes todos pediam muita coisa, agora eu procuro também.

No podcast, Kiyomi conta suas impressões sobre a passagem de Honda pelo Botafogo e revela seu time de preferência no Brasil – e, claro, que é o Flamengo de Zico, pela influência do ex-craque no futebol do Japão – e canta até um pouco do hino do Rubro-Negro. Ela também aposta em sucesso da seleção olímpica masculina convocada por André Jardine.

– O Brasil tem muito bom time, não só por causa dos nomes grandes, que todos conhecem. Mas tem, por exemplo, jogador do Bragantino, o Claudinho, que os japoneses não conhecem. Jardine escolheu bem dentro das condições que teve e está indo muito bem.

Como tradutora de Honda na apresentação do jogador no Botafogo — Foto: Reprodução

Como tradutora de Honda na apresentação do jogador no Botafogo — Foto: Reprodução

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias