Diário de São Paulo
Siga-nos

Tomas Bach elogia união de atletas frente a desafios de pandemia: “Nos dá esperança”

Foram 16 dias de esportes disputados após adiamento de um ano e sob incertezas e riscos de uma pandemia. As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim neste

TOMAS
TOMAS

Redação Publicado em 08/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h37


Foram 16 dias de esportes disputados após adiamento de um ano e sob incertezas e riscos de uma pandemia. As Olimpíadas de Tóquio chegaram ao fim neste domingo, e em seu discurso de encerramento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Tomas Bach, direcionou suas palavras principalmente aos atletas, elogiando a união e resiliência durante a competição.

– Nos últimos 16 dias, vocês nos maravilharam com suas conquistas esportivas. Com sua excelência, com sua alegria, com suas lágrimas, vocês criaram a magia desses Jogos Olímpicos. Vocês foram mais rápidos, vocês foram mais alto, vocês foram mais fortes, porque todos nós ficamos juntos, em solidariedade. Vocês estavam competindo ferozmente entre si pela glória olímpica. Ao mesmo tempo, vocês viviam pacificamente sob o mesmo teto na Vila Olímpica. Esta é uma mensagem poderosa de solidariedade e paz.

“Você nos inspiraram com este poder unificador do esporte. Isso foi ainda mais notável, dados os muitos desafios que vocês tiveram que enfrentar por causa da pandemia. Nestes tempos difíceis que todos vivemos, vocês dão ao mundo o mais precioso dos presentes: a esperança.”

Tomas Bach também ressaltou a união global proporcionada pelos Jogos. Um momento de alegria em meio a tempos difíceis.

“Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mundo inteiro se uniu. O esporte voltou ao centro das atenções. Bilhões de pessoas em todo o mundo se uniram pela emoção, compartilhando momentos de alegria e inspiração. Isso nos dá esperança. Isso nos dá fé no futuro.”

Outro ponto de destaque no discurso, foi o agradecimento ao Japão e a todos os colaboradores do Comitê Olímpico que participaram da organização e voluntários. Bach lembrou que é a primeira vez que se realiza uma edição adiada dos jogos.

– Vocês, os melhores atletas do mundo, só puderam realizar seu sonho olímpico porque o Japão preparou o palco para vocês brilharem. Vocês, os japoneses, podem estar extremamente orgulhosos do que conquistaram. Em nome de todos os atletas, dizemos: Obrigado, Tóquio! Obrigado, Japão! Sim, foram Jogos Olímpicos sem precedentes. Foi necessário para nós, o COI e nossos parceiros e amigos japoneses, um esforço igualmente sem precedentes para fazê-los acontecer.

Atletas confraternizam durante desfile na cerimônia de encerramento — Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

Atletas confraternizam durante desfile na cerimônia de encerramento — Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

Na parte final, agradecimentos nominais às autoridades – primeiro-ministro Yoshihide Suga, governadora Yuriko Koike, presidente do Comitê Olímpico japonês, Seiko Hashimoto – e a parceiros e patrocinadores.

Por último, as palavras que marcam oficialmente o encerramento e a chamada para Paris 2024:

– E agora, tenho que marcar o fim desta jornada olímpica mais desafiadora a Tóquio: declaro encerrados os Jogos da 32ª Olimpíada. Seguindo a tradição, convoco os jovens do mundo a se reunirem daqui a três anos em Paris, França, para celebrar conosco os Jogos da 33ª Olimpíada.

Presidente do COI, Thomas Bach, no discurso de encerramento das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Dan Mullan

Presidente do COI, Thomas Bach, no discurso de encerramento das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Dan Mullan

Confira discurso de Tomas Bach na íntegra

Sua Alteza Imperial, o Príncipe Herdeiro,
Caros amigos olímpicos em todo o mundo,
Boa noite Tóquio, boa noite Japão,
Caros atletas,

Nos últimos 16 dias, vocês nos maravilharam com suas conquistas esportivas. Com sua excelência, com sua alegria, com suas lágrimas, vocês criaram a magia desses Jogos Olímpicos.

Vocês foram mais rápidos, vocês foram mais alto, vocês foram mais fortes, porque todos nós ficamos juntos – em solidariedade.

Vocês estavam competindo ferozmente entre si pela glória olímpica. Ao mesmo tempo, vocês viviam pacificamente sob o mesmo teto na Vila Olímpica. Esta é uma mensagem poderosa de solidariedade e paz.

Você nos inspiraram com este poder unificador do esporte. Isso foi ainda mais notável, dados os muitos desafios que vocês tiveram que enfrentar por causa da pandemia.

Nestes tempos difíceis que todos vivemos, vocês dão ao mundo o mais precioso dos presentes: a esperança.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mundo inteiro se uniu. O esporte voltou ao centro das atenções. Bilhões de pessoas em todo o mundo se uniram pela emoção, compartilhando momentos de alegria e inspiração. Isso nos dá esperança. Isso nos dá fé no futuro.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são os Jogos Olímpicos de esperança, solidariedade e paz.

Vocês, os melhores atletas do mundo, só puderam realizar seu sonho olímpico porque o Japão preparou o palco para vocês brilharem.

Vocês, os japoneses, podem estar extremamente orgulhosos do que conquistaram.

Em nome de todos os atletas, dizemos: Obrigado, Tóquio! Obrigado, Japão!

Um agradecimento especial a todos os voluntários. Seus sorrisos aqueceram nossos corações.

Um grande obrigado a todos os voluntários!

Sim, foram Jogos Olímpicos sem precedentes. Foi necessário para nós, o COI e nossos parceiros e amigos japoneses, um esforço igualmente sem precedentes para fazê-los acontecer.

É por isso que gostaria de agradecer às autoridades japonesas em todos os níveis, em particular ao primeiro-ministro Yoshihide Suga e à governadora Yuriko Koike, por seu compromisso constante. Obrigado por ficar conosco ao lado dos atletas, que tanto ansiavam por estes Jogos Olímpicos.

Nosso profundo agradecimento e apreço ao Comitê Organizador. Ninguém jamais organizou Jogos Olímpicos adiados antes. Obrigado a sua presidente, minha querida companheira olímpica, Seiko Hashimoto, e a todas as pessoas dedicadas do Comitê Organizador por sua grande parceria e maravilhosa amizade.

O mesmo é verdade para a solidariedade demonstrada por todos na comunidade olímpica. Nossos calorosos agradecimentos aos Comitês Olímpicos Nacionais, às Federações Internacionais, aos nossos parceiros, patrocinadores e detentores de direitos de transmissão por sua demonstração verdadeiramente notável de união e apoio.

Fizemos para os atletas. Fizemos isso – juntos.

E agora, tenho que marcar o fim desta jornada olímpica mais desafiadora a Tóquio: declaro encerrados os Jogos da 32ª Olimpíada.

Seguindo a tradição, convoco os jovens do mundo a se reunirem daqui a três anos em Paris, França, para celebrar conosco os Jogos da 33ª Olimpíada.

Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias