Diário de São Paulo
Siga-nos

Tenista acusa ex-vice primeiro-ministro da China de assédio sexual

Ex-líder do ranking de duplas da WTA, a chinesa Shuai Peng acusou o ex-vice primeiro-ministro chinês, Gaoli Zhang, de assédio sexual. O depoimento da tenista

Tenista acusa ex-vice primeiro-ministro da China de assédio sexual
Tenista acusa ex-vice primeiro-ministro da China de assédio sexual

Redação Publicado em 03/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h33


Ex-número 1 do ranking da WTA nas duplas, Shuai Peng revelou ter sofrido abusos por parte de Gaoli Zhang; depoimento faz parte do movimento MeToo

Ex-líder do ranking de duplas da WTA, a chinesa Shuai Peng acusou o ex-vice primeiro-ministro chinês, Gaoli Zhang, de assédio sexual. O depoimento da tenista de 36 anos, feito através da rede social Weibo, foi divulgada pela jornalista japonesa Emily Peng, correspondente do canal de TV NPR em Pequim.

O post de Peng na rede social acabou sendo censurado e retirado do ar minutos depois, mas os prints fizeram com que o assunto girasse por todo o mundo e fosse comentado na internet. A denúncia é mais uma história impactante do movimento MeToo, que luta contra o assédio e a agressão sexual. Muitas mulheres chinesas também vêm se manifestando, mas acabam sendo sempre pressionadas pelas autoridades a apresentar provas que comprovem a veracidade das acusações.

Shuai Peng, tenista chinesa — Foto: Mark Kolbe/Getty Images

Shuai Peng, tenista chinesa — Foto: Mark Kolbe/Getty Images

O caso de Peng é um dos mais delicados, pois atinge diretamente um ex-político do alto escalão do Partido Comunista Chinês. Em seu depoimento, Peng alegou que o assédio sexual aconteceu antes dela e Gaoli Zhang, de 75 anos, se tornarem amantes, o que aconteceu por vontade própria, disse a tenista. Ela também afirmou não ter provas para comprovar o ocorrido.

A jornalista Emily Peng revelou que veículos de imprensa chineses estão sendo proibidos de publicar sobre o assunto, apesar da gravidade diante do movimento MeToo, que vem sendo bastante sufocado pelas autoridades da China. Mesmo com a exclusão do post por parte do Weibo, em poucos minutos a publicação já havia atingido milhares de curtidas e comentários, o que chamou a atenção da imprensa mundial e fez com que a história rodasse o globo.

Campeã nas duplas em Roland Garros (2014) e Wimbledon (2013), Shuai Peng disputou seu último torneio em Doha, no começo do ano passado. Ela atingiu o topo do ranking da WTA em 2014, terminando o ano na 3ª posição.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias