Diário de São Paulo
Siga-nos

NFL: o que está em jogo na última semana da temporada

A inédita e derradeira semana 18 da temporada regular da NFL chegou. Neste final de semana, a liga encerra sua primeira fase com 16 partidas acontecendo entre

NFL: o que está em jogo na última semana da temporada
NFL: o que está em jogo na última semana da temporada

Redação Publicado em 08/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h40


Entre briga pela folga na primeira rodada de playoffs na AFC, a disputa pelas últimas vagas na fase decisiva e a colocação nos playoffs, confira o que pode acontecer

A inédita e derradeira semana 18 da temporada regular da NFL chegou. Neste final de semana, a liga encerra sua primeira fase com 16 partidas acontecendo entre sábado e domingo, duas no primeiro dia e 14 no segundo, respectivamente.

Apesar de algumas questões já estarem decididas, ainda há muita coisa a ser concluída em praticamente todos os jogos da semana. Confira abaixo o que cada time pode alcançar dependendo dos resultados.

Olho na folga

Se na Conferência Nacional (NFC) a melhor campanha (e a folga na primeira rodada dos playoffs) já foi garantida pelo Green Bay Packers de Aaron Rodgers, o mesmo não aconteceu na Conferência Americana (AFC). Por lá, cinco times ainda brigam pelo descanso e mando de campo: Tennessee TitansKansas City ChiefsBuffalo BillsNew England Patriots e Cincinnati Bengals.

Derrick Henry pode voltar a jogar para os playoffs — Foto: Frederick Breedon/Getty Images

Derrick Henry pode voltar a jogar para os playoffs — Foto: Frederick Breedon/Getty Images

Os Titans são quem têm a situação de mais conforto nesse disputa. Dependem apenas de si mesmos. Basta uma vitória sobre o Houston Texans (dono de uma das piores campanhas da NFL nesta temporada) e o posto está garantido.

Os Chiefs, de Patrick Mahomes, vêm logo atrás com o secador ligado. Se vencerem o Denver Broncos, no sábado às 20h30, basta torcer pelos Texans no domingo para ter a folga. Já os outros três times vivem situação mais delicada:

  • Bills: Atual líder da divisão leste da AFC, Buffalo ainda não garantiu o título e, para isso, basta vencer o New York Jets. Mas pensando em liderança da Conferência, a equipe precisar secar Titans, Chiefs e Bengals.
  • Bengals: Campeão da AFC Norte pela primeira vez desde 2015, o Bengals têm pela frente o já eliminado Cleveland Browns e também precisa ficar de olho em três adversários, os Titans, os Chiefs e os Patriots.
  • Patriots: Na temporada de estreia de Mac Jones, os Patriots estão na segunda colocação da AFC Leste. Por isso, antes de pensar em ter folga, precisam secar os Bills, além de Chiefs e Titans, além, é claro, de vencer o Miami Dolphins.

Na NFC, Los Angeles RamsTampa Bay Buccaneers e Dallas Cowboys disputam a segunda colocação apenas para ter preferência no mando de campo nos playoffs e, claro, evitar ao máximo o confronto com o Green Bay Packers.

Aos Rams, basta vencer o San Francisco 49ers para alcançar o objetivo. Os Bucs de Tom Brady têm pela frente o Carolina Panthers e ainda precisam de uma vitória dos Niners. Os Cowboys precisam que os outros dois percam, além de bater o Philadelphia Eagles.

Ainda sonhando

Jonathan Taylor, Buffalo Bills x Indianapolis Colts, NFL — Foto: Rich Barnes/USA TODAY Sports

Jonathan Taylor, Buffalo Bills x Indianapolis Colts, NFL — Foto: Rich Barnes/USA TODAY Sports

Se a luta pela folga está animada na Conferência Americana, a pelas últimas vagas nos playoffs não está menos acirrada. São também cinco times no páreo disputando as últimas duas chances: Indianapolis ColtsLas Vegas RaidersLos Angeles ChargersPittsburgh Steelers e Baltimore Ravens. Entre esses cinco, teremos dois duelos diretos na semana 18, mas que não necessariamente garantem vaga.

Os Colts têm a faca e o queijo na mão para garantir a vaga depois de um começo terrível de temporada. Para isso, precisam apenas vencer o Jacksonville Jaguars, pior campanha da liga, fora de casa para isso. O problema é, Indy não vence os Jaguars fora há seis temporadas.

Raiders e Chargers duelam no Sunday Night Football da última semana e a receita é simples para eles: quem vencer está garantido nos playoffs. Caso Indianapolis perca para os Jaguars no jogo de mais cedo, um empate garante ambos na pós-temporada.

Quem também se enfrenta na última semana, e dependem de outros resultados, são Steelers e Ravens. Além de vencer o rival, Pittsburgh depende de uma vitória dos Jaguars e que o duelo entre Las Vegas e Los Angeles não termine o empate. Já Baltimore é quem tem o maior drama:

Sofrendo com inúmeros desfalques nas últimas semanas, os Ravens precisam vencer seu último jogo (após 5 derrotas seguidas) e torcer por Jacksonville Jaguars, Las Vegas Raiders e New England Patriots, contra os Dolphins.

Deebo Samuel 49ers x Rams NFL — Foto: Reuters

Deebo Samuel 49ers x Rams NFL — Foto: Reuters

A Conferência Nacional tem uma briga mais direta. San Francisco 49ers e New Orleans Saints disputam a última vaga com vantagem para o time californiano. Se vencerem os Rams, os Niners carimbam o último posto. Os Saints precisam bater os Falcons e torcer pelo time de Los Angeles.

Foco no draft

Trevor Lawrence chega na NFL com expectativas altas — Foto: Tom Pennington/Getty Images

Trevor Lawrence chega na NFL com expectativas altas — Foto: Tom Pennington/Getty Images

Há também quem já está pensando na temporada 2022-2023. O posto de primeiro colocado do draft de 2022, por exemplo, ainda não está decidido. Atualmente, o Jacksonville Jaguars é, pelo segundo ano seguido, quem detém a escolha, mas o Detroit Lions ainda pode tomar a frente dessa disputa.

Para ficar com a escolha, basta aos Jaguars perderem o jogo contra o Indianapolis Colts. Se vencerem, porém, precisam que o Detroit Lions derrote o time completamente reserva do Green Bay Packers. Uma derrota colocaria o os Lions no topo do draft por ter um empate.

Por mais que pareça, para os torcedores, mais interessante perder e ter uma melhor colocação na seleção universitária, para os jogadores e comissão técnica que brigam para continuar empregados na próxima temporada, jogar bem é fundamental.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe