Diário de São Paulo
Siga-nos
FUTEBOL FEMININO

Marta pode adiar aposentadoria para realizar sonho de jogar Copa do Mundo no Brasil

Marta emociona ao reconsiderar aposentadoria para participar da Copa de 2027 no Brasil

Marta durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Marta durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 01/06/2024, às 18h28


Na entrevista coletiva de sexta-feira (31/5), Marta protagonizou uma reviravolta surpreendente. Após anunciar sua aposentadoria da Seleção Brasileira ao fim do ano, a atacante de 38 anos deixou todos perplexos ao admitir a possibilidade de prolongar seu ciclo com o time nacional.

Às vésperas do primeiro amistoso contra a Austrália, que será disputado neste sábado (1/6) no Recife, a jogadora surpreendeu a todos ao revelar a vontade de disputar uma Copa do Mundo em casa. A fala veio pouco mais de um mês após Marta afirmar que esta seria sua última temporada defendendo o Brasil, e que encerraria a carreira no time nacional após a disputa das Olimpíadas de Paris. No entanto, a decisão recente, anunciada no dia 17 de maio em Bangkok, na Tailândia, de que o Brasil sediará a próxima edição da Copa do Mundo, reacendeu um antigo sonho da atleta.

Prefiro viver um dia de cada vez. Fiz minha declaração sobre a seleção no começo deste ano, mas tem uma Copa do Mundo vindo aí”, comentou Marta, visivelmente entusiasmada com a perspectiva de uma Copa em solo brasileiro. “Se eu não estiver em campo, estarei aqui no Brasil, jogando com elas de qualquer maneira. Sempre sonhei em disputar uma Copa do Mundo no Brasil”, afirmou entre muitas lágrimas.

Se não for possível atuar como jogadora, Marta expressou o desejo de contribuir de outra forma, possivelmente integrando a comissão técnica. A jogadora tem um histórico de lutas e tentativas para conquistar um Mundial com a seleção brasileira, mas ainda não teve sucesso. Na última edição, o Brasil foi eliminado na primeira fase.

Estando em campo ou não, quem sabe eu não dou uma pisadinha no gramado antes do jogo. Mas é algo que quero viver intensamente. Quando o anúncio foi feito, não pensei em outra coisa senão estar aqui no Brasil, junto com as meninas e com todos vocês, vivendo esse momento que será histórico”, concluiu Marta, emocionada.

A declaração de Marta gerou uma onda de apoio e empolgação nas redes sociais. Torcedores e colegas de profissão expressaram o desejo de ver a camisa 10 em campo no Mundial de 2027. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também se manifestou, destacando a importância de Marta para o futebol feminino e para a história do esporte no Brasil.

Para muitos, a possível presença de Marta em 2027 não só seria um sonho realizado para a jogadora, mas também um símbolo de esperança e inspiração para futuras gerações de atletas. “A Marta é uma referência para todas nós. Tê-la conosco em 2027, seja como jogadora ou em qualquer outra função, será um privilégio e uma grande motivação”, declarou a capitã da seleção, Rafaelle.

O técnico da seleção, Pia Sundhage, também comentou sobre a declaração de Marta. “Ela é uma jogadora incrível e uma pessoa extraordinária. Se Marta decidir continuar, será uma grande notícia para o futebol mundial. Vamos apoiar sua decisão e fazer o possível para que ela esteja em sua melhor forma”, afirmou.

Compartilhe  

últimas notícias