Diário de São Paulo
Siga-nos

Gustavo Scarpa perde espaço mesmo sendo o jogador mais decisivo do Palmeiras em 2021

Gustavo Scarpa é, com folga, o jogador do Palmeiras com mais participações diretas para gol na temporada: 23 (sete marcados e 16 assistências). Ainda assim, o

GUSTAVO
GUSTAVO

Redação Publicado em 08/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h26


Gustavo Scarpa é, com folga, o jogador do Palmeiras com mais participações diretas para gol na temporada: 23 (sete marcados e 16 assistências). Ainda assim, o meia perdeu espaço a partir da entrada de Dudu na equipe e viu sua minutagem cair em agosto agosto.

Somando toda a temporada, iniciada em março, Scarpa é o palmeirense com mais minutos (2.774), aquele que mais jogou – 40 partidas, sendo 30 delas como titular – e o maior garçom do time.

Até a derrota para o Fortaleza, no dia 7 de agosto, o camisa 14 vinha de uma sequência de 23 partidas seguidas, sendo 19 como titular.

Mais participações em gol na temporada

Participações diretasGolsAssistências
Gustavo Scarpa23716
Raphael Veiga15105
Willian12102
Rony1192

Na arrancada alviverde de dez jogos de invencibilidade (nove vitórias e um empate), ele era um dos principais jogadores na equipe ideal de Abel Ferreira, inclusive decidindo nas bolas paradas.

A situação começou a mudar nas quartas de final da Copa Libertadores. Depois das dificuldades que vinha tendo nos jogos contra o São Paulo, o técnico português colocou Dudu como novidade nos 11 iniciais.

O camisa 43 ocupou a vaga justamente de Gustavo Scarpa, que no Choque-Rei anterior, dez dias antes da Libertadores, mostrou incômodo ao ser substituído.

Usado em todos os jogos entre maio e o início de agosto, o armador nem saiu do banco nos dois encontros com o Tricolor, enquanto Dudu foi decisivo e fez um dos gols na vitória por 3 a 0. A partir de então, o ídolo se firmou novamente como titular.

Das seis partidas no último mês, Gustavo Scarpa começou contra o Fortaleza (saiu aos 15 minutos do segundo tempo) e Atlético-MG, quando Abel poupou jogadores para a Libertadores – ele foi substituído no intervalo.

Gustavo Scarpa durante jogo-treino do Palmeiras, no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco

Gustavo Scarpa durante jogo-treino do Palmeiras, no Allianz Parque — Foto: Cesar Greco

Na derrota para o Cuiabá por 2 a 0 no Allianz Parque, entrou no início do segundo tempo, enquanto não jogou nem nas partidas contra o São Paulo nem na vitória sobre o Athletico, quando a comissão técnica usou no segundo tempo Patrick de Paula, Rony, Breno Lopes, Deyverson e Felipe Melo.

Apesar da diminuição de espaço recente, Scarpa teve a maior sequência de jogos pelo Palmeiras neste ano. Abel Ferreira já fez elogios ao atleta por sua disposição para ajudar até em outras posições, pois chegou a atuar como lateral-esquerdo na temporada passada – em 2021, passou a ser usado finalmente como meia de fato.

No último sábado, o elenco se enfrentou em um jogo-treino no Allianz Parque, e Gustavo Scarpa foi o capitão de sua equipe. Ele abriu o placar para o time verde com um chute de fora da área, mas a equipe branca venceu de virada por 4 a 2.

Depois de duas semanas inteiras para trabalhar, o meia espera recuperar o espaço perdido no último mês. O Palmeiras volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), quando recebe o Flamengo no Allianz Parque, pela 20ª rodada do Brasileirão.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe