Diário de São Paulo
Siga-nos

Do drama na Seleção à volta por cima; Rafaela, do Bangu, reforça necessidade de consolidação da base

O Bangu estreia no Campeonato Carioca Feminino no próximo domingo (3), às 15h (horário de Brasília), no Centro de Futebol Zico, contra a equipe do Boavista.

Do drama na Seleção à volta por cima; Rafaela, do Bangu, reforça necessidade de consolidação da base
Do drama na Seleção à volta por cima; Rafaela, do Bangu, reforça necessidade de consolidação da base

Redação Publicado em 30/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h38


Na disputa do Campeonato Carioca Feminino, que começa sábado, em parceria com o Zico 10, projeto do clube busca evolução da modalidade

O Bangu estreia no Campeonato Carioca Feminino no próximo domingo (3), às 15h (horário de Brasília), no Centro de Futebol Zico, contra a equipe do Boavista. Em parceria com o projeto Zico 10, a equipe aposta na experiência de Rafaela Baroni, com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira.

Nascida e criada no Rio de Janeiro, a atleta de 28 anos começou no futebol aos cinco, quando se apaixonou pelo esporte ao ver seu irmão jogar em escolinha. Rafaela lembrou do início de sua carreira e as provocações que ouvia nos jogos da base.

– Minha infância inteira joguei com meninos. Era a única menina do time e muitas vezes foi preciso solicitar uma exceção para que eu conseguisse participar dos campeonatos. Mas essa não era a única dificuldade, infelizmente. Durante os campeonatos, cheguei a escutar insultos dos pais dos meninos que jogavam no time adversário: ”Vai lavar louça!”, “Vai brincar de boneca”.

Rafaela jogando na base com os meninos — Foto: Arquivo pessoal da atleta

Rafaela jogando na base com os meninos — Foto: Arquivo pessoal da atleta

Aos 15 anos, Rafaela começou sua jornada no futebol feminino. Passou por diversos times, como Vasco, Botafogo, Bonsucesso e Boavista. Mas o momento mais emocionante de sua carreira com certeza foi defender a camisa da seleção brasileira.

– É uma sensação simplesmente indescritível. Representar sua nação é um orgulho enorme. Ter jogado uma Copa do Mundo Sub-17 foi uma das únicas vezes em que literalmente chorei de alegria. Ter seu nome gritado por pessoas que mal te conhecem e que estão lá para apoiar foi uma experiência única.

Dois anos depois de defender a seleção feminina sub-17 na competição, uma séria lesão impediu a atacante de continuar sua trajetória.

– Estava com o grupo em Curitiba, quando uma lesão na coxa me pegou de surpresa e tive que ser cortada. Foi um baque muito grande. Fiquei bastante desanimada, mas com o apoio dos meus familiares, me recuperei da lesão e voltei a jogar em alto nível.

Rafaela Baroni — Foto: Divulgação

Rafaela Baroni — Foto: Divulgação

Rafaela conheceu o projeto Zico 10 no início de 2021 e ressalta a importância dele para o esporte.

– É um projeto diferenciado de futebol feminino que cuida principalmente da base (meninas entre 12 e 18 anos) e que se preocupa não só com o desenvolvimento técnico, tático e físico, mas também com a formação social, o melhor entendimento sobre disciplina e a importância do espírito coletivo. Hoje, faço parte desse projeto ajudando as meninas mais novas com minha experiência dentro de campo.

A atacante também falou sobre suas expectativas e objetivos no Bangu para o Carioca 2021.

– Sabemos que a torcida do Bangu é uma torcida com muita história e sempre intensa e presente. E com essa motivação extra vamos buscar nosso objetivo inicial que é a classificação para a semifinal. Vamos fazer de tudo para chegar na final e quem sabe levar o caneco para Bangu. Temos consciência que vai ser um desafio muito grande, mas vamos deixar nosso melhor dentro de campo.

Rafaela Baroni, jogadora do Bangu/Zico10 — Foto: Divulgação/Bangu

Rafaela Baroni, jogadora do Bangu/Zico10 — Foto: Divulgação/Bangu

O Campeonato Carioca Feminino 2021 terá 12 equipes na disputa: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Bangu, Barcelona, Boavista, Cabofriense, Duque de Caxias, Pérolas Negras e Serra Macaense. Todos os times se enfrentam em turno único e os quatro melhores avançam para as semifinais, que vai ter partidas de ida e volta. A decisão seguirá o mesmo formato.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias