Diário de São Paulo
Siga-nos

Destaques e decepções: ge elege melhores e piores do Santos em 2021

Em uma temporada marcada por dificuldades dentro e fora de campo, as promessas do Santos ganharam destaque. Em situação financeira delicada, mesmo após se

Destaques e decepções: ge elege melhores e piores do Santos em 2021
Destaques e decepções: ge elege melhores e piores do Santos em 2021

Redação Publicado em 20/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h31


Em uma temporada marcada por dificuldades dentro e fora de campo, as promessas do Santos ganharam destaque. Em situação financeira delicada, mesmo após se livrar do transfer ban, punição imposta pela Fifa, o clube deu espaço para jogadores vindos das categorias de base, além de buscar atletas com potencial no mercado.

Jogadores como Kaiky, Gabriel Pirani, Vinícius Zanocelo e Marcos Leonardo terminaram a temporada em alta, ganhando pontos com o técnico Fábio Carille. Além deles, o goleiro João Paulo se consolidou na meta santista, sendo o grande destaque da equipe no Campeonato Brasileiro.

Em contrapartida, alguns jogadores mais experientes acabaram decepcionando. Principalmente, a dupla Marinho e Carlos Sánchez. Referências da equipe na última temporada, eles foram atrapalhados por lesões e não conseguiram desempenhar o futebol de outros tempos.

Abaixo, o ge faz uma análise dos destaques e decepções da temporada do Alvinegro. Confira:

João Paulo, goleiro do Santos, durante partida contra o Atlético-MG — Foto: Fernando Moreno/AGIF

João Paulo, goleiro do Santos, durante partida contra o Atlético-MG — Foto: Fernando Moreno/AGIF

Destaques

João Paulo

João Paulo defende chute de João Gomes em partida contra o Flamengo

O goleiro santista foi o principal jogador da temporada. Iniciou o ano disputando posição com John e parecia que perderia espaço após a chegada de Fernando Diniz. Porém, com a lesão do companheiro, assumiu a condição de titular e foi um dos pilares da equipe na reta final do Campeonato Brasileiro.

Com defesas importantes, algumas milagrosas, o camisa 34 ajudou o Santos a ter a melhor defesa do returno do Brasileirão. Ele não sofreu gol em 11 das 19 partidas na segunda metade da competição.

Vinícius Zanocelo

Zanocelo lança para Madson marcar gol contra o Fluminense

Após realizar um bom Campeonato Paulista pela Ferroviária, Vinícius Zanocelo foi contratado, por empréstimo, até 31 de maio de 2023. O início, contudo, foi difícil para o meia. Com Fernando Diniz, teve poucas oportunidades, sem conseguir emplacar uma sequência de jogos.

As coisas mudaram com a chegada de Fábio Carille. O jogador assumiu lugar no time após o empate contra o São Paulo e tomou conta da posição, desbancando o experiente Carlos Sánchez. Com boa técnica e visão de jogo, comandou o meio do Alvinegro, além de ser um reforço em termos defensivos, sendo na marcação ou na bola aérea.

Gabriel Pirani

Gabriel Pirani faz gol contra o Internacional

Sem poder contratar no início da temporada e com os titulares ainda de férias, o Santos deu as primeiras chances a Gabriel Pirani já no Campeonato Paulista. Logo na primeira partida, ele marcou um gol contra o Santo André. Mas, aos 19 anos, acabou oscilando na temporada.

Com a chegada de Carille, passou a ser opção no banco de reservas, mas mantendo-se como presença constante no segundo tempo. Terminou o ano como o jogador que mais atuou pelo Peixe, além de ser o líder de assistências da equipe.

Kaiky

Kaiky tira bola em cima da linha na partida contra o Atlético-GO

Apontado como joia do Santos para 2021 pelo ge, o zagueiro de 17 anos chamou a atenção logo no início da temporada pela qualidade na saída de bola e pela imposição física. Além disso, se tornou o terceiro atleta mais jovem a marcar um gol na Copa Libertadores da América.

Uma lesão no reto femoral tirou o defensor de momentos decisivos, como as eliminações na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana. Porém, ele conseguiu retornar para as últimas rodadas do Brasileirão. Enquanto o zagueiro esteve em campo, o time sofreu apenas três gols em seis partidas na reta final da competição.

Marcos Leonardo

Marcos Leonardo marca contra o Flamengo

Ainda com 17 anos, foi titular em metade da campanha do Santos na Libertadores devido à lesão de Kaio Jorge. Porém, com o retorno do camisa 9, perdeu espaço, indo para o banco. Problemas na renovação do contrato e convocações para a seleção sub-18 fizeram o atacante perder quase um turno do Brasileirão.

A necessidade fez Fábio Carille apostar no jovem atacante, que não decepcionou. Marcos Leonardo fez gol em três partidas seguidas, em um momento em que o time balançava pouco as redes. Terminou a temporada valorizado e com chances de ser o camisa 9 titular em 2022. Mas precisará renovar o contrato antes disso.

Decepções

Carlos Sánchez

Relembre gol Carlos Sánchez contra o São Paulo

Uma grave lesão sofrida ainda na temporada anterior prejudicou o uruguaio.

Aos 37 anos, o jogador mais experiente do elenco renovou contrato com o Santos até julho de 2023. Em campo, porém, Pato Sánchez não conseguiu manter as boas atuações de antes da lesão. Acabou no banco de reservas com a chegada de Fábio Carille, passando a atuar por pouco tempo.

Marinho

Marinho marca de pênalti contra a Chapecoense

Marinho terminou a temporada como artilheiro do Santos e jogador que mais sofreu faltas no time. A importância do atacante para o Peixe é visível. Porém, para o jogador que foi eleito o Rei da América na temporada 2020, o desempenho esteve abaixo do esperado.

Assim como Sánchez, o camisa 11 foi atrapalhado por lesões. Foram quatro no total. Além disso, se envolveu em polêmica ao dar uma entrevista, via rede social, onde questionou o motivo de não ter sido negociado pelo clube. Com mais um ano de contrato, a permanência do atleta ainda é incerta.

Pará

Um dos principais alvos da torcida santista, Pará iniciou a temporada com confiança dos técnicos Ariel Holan e Fernando Diniz. Entretanto, más atuações e críticas dos torcedores acabaram pesando, e o lateral-direito perdeu espaço para Madson.

Pará recebe homenagem e se despede do Santos — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Pará recebe homenagem e se despede do Santos — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Com a mudança de treinador e a chegada de Fábio Carille, o Santos passou a atuar em um esquema com três zagueiros, o que dificultou mais ainda a disputa com o companheiro pela vaga na equipe. Sem espaço, acabou rescindindo contrato com o Peixe e acertando com o Cruzeiro.

Jean Mota

Relembre a expulsão de Jean Mota contra o América-MG

Após a saída de Diego Pituca e a lesão de Sandry, o meia foi deslocado para a posição de segundo volante, principalmente quando Fernando Diniz esteve no clube. Chegou a realizar bons jogos, mas caiu de rendimento ao longo da temporada.

Alvo de críticas da torcida, acabou perdendo espaço com Fábio Carille. Com contrato perto do fim, foi negociado com o Inter Miami. Antes de sair do clube, ficou marcado por ter sido expulso um minuto após entrar em campo na derrota para o América-MG, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Relembre gol de Wagner Leonardo contra o Grêmio

O zagueiro estava sem espaço no início da temporada e acabou emprestado ao Náutico. O bom início na equipe pernambucana, que liderava a Série B do Campeonato Brasileiro, e a venda de Luan Peres ao Olimpyque de Marselha, fizeram com que o Santos pedisse o retorno do jogador.

Voltou como titular, mas não conseguiu repetir as atuações do período no Náutico. Após cometer erros e demonstrar nervosismo em alguns jogos, perdeu espaço no time para Emiliano Velázquez e Danilo Boza.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias