Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

De sonho do São Paulo a reforço do Santos: Soteldo pode reestrear contra rival que lutou por ele

Atacante venezuelano negociou com o Tricolor no começo do ano, mas depois de passagem apagada pelo México aceitou voltar para o Peixe, onde se destacou

Soteldo - Imagem: reprodução grupo bom dia
Soteldo - Imagem: reprodução grupo bom dia

GE Publicado em 20/08/2022, às 13h23


OSantos enfrenta o São Paulo neste domingo, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida deve marcar o retorno de Soteldo ao Peixe após pouco mais de um ano.

Contudo, antes de acertar com o Santos, o venezuelano esteve na mira do Tricolor. O São Paulo negociou com o venezuelano no início da temporada para ser o grande reforço do time de Rogério Ceni. Entretanto, a operação terminou sem sucesso.

Na época, o Tricolor negociou com o Toronto FC para trazer o atacante venezuelano, que chegaria para ocupar a principal lacuna do elenco, segundo diagnóstico da comissão técnica. Soteldo era o atacante de velocidade desejado por Ceni, mas permaneceu no Canadá.

O São Paulo, com problemas financeiros graves e uma dívida na casa dos R$ 700 milhões, não conseguiu atender aos pedidos do Toronto FC.

A diretoria ofereceu um empréstimo de um ano com opção de compra dos 50% dos direitos econômicos no fim deste período, mas viu a oferta ser rechaçada.

Yeferson Soteldo durante treino do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Yeferson Soteldo durante treino do Santos 

O Toronto aumentou a pedida e se interessou em negociar o atacante apenas definitivamente. O Tricolor chegou na casa dos 2,5 milhões de dólares por metade dos direitos econômicos, porém parou novamente na resposta negativa dos canadenses.

Soteldo, então, foi para o México no fim de janeiro, mas permaneceu pouco mais de seis meses no Tigres, antes de voltar para o Santos.

A primeira passagem de Soteldo pelo Peixe teve início em 2019. O jogador foi anunciado como o primeiro reforço da era Jorge Sampaoli, que também havia sido contratado havia pouco tempo.

O Peixe desembolsaria 3,5 milhões de dólares por 50% dos direitos do jogador (quase R$ 13 milhões à época) ao Huachipato, do Chile

Soteldo é apresentado no Santos e concede entrevista coletiva

Esse valor, contudo, não chegou a ser quitado pela gestão de José Carlos Peres, e o Peixe sofreu um transfer ban da Fifa. O imbróglio só foi resolvido em 2021, já durante o mandato de Andres Rueda, quando o clube vendeu o atacante ao Toronto FC e quitou a dívida com a equipe chilena.

Em campo, Soteldo rapidamente conquistou a torcida santista por ser um jogador agudo, que busca o drible e dá maior velocidade ao jogo. Além disso, as dancinhas e o carisma também chamaram a atenção das arquibancadas.

Soteldo deve estrear contra o São Paulo, clube com quem negociou no início do ano — Foto: Divulgação/FVF
Soteldo deve estrear contra o São Paulo, clube com quem negociou no início do ano

São 105 jogos e 20 gols com a camisa do Peixe. Apesar de não ter conquistado títulos, o atacante deixou o clube após um vice-campeonato Brasileiro (2019) e um vice da Copa Libertadores da América (2020).

A ligação entre o jogador e o clube foi tão intensa para Soteldo que ele tatuou o escudo do Santos da década de 40.

Depois da passagem pelo Toronto FC, o venezuelano foi vendido ao Tigres, do México. Porém, sem espaço na equipe, ele deu o aval para seus empresários concluírem a negociação para o retorno ao Peixe. Na última semana, o presidente Andres Rueda anunciou a vinda do atacante por empréstimo até julho de 2023, com cláusula que dá opção de compra e estabelece valor para a aquisição.

– (O que me fez voltar foi) o amor que eu tenho pelo clube, é muito grande. Quando fui embora, fui triste. Mas sabia que ia voltar. Não há nada como voltar ao time em que fui feliz. Foram muitas propostas, mas não conseguiria jogar em outro time do Brasil, esse aqui é o maior – declarou Soteldo ao ser apresentado pelo Santos.

No Peixe, Soteldo encontra um elenco com muitas mudanças em relação ao que foi vice-campeão da Libertadores. Da equipe titular que disputou a final contra o Palmeiras, somente John, Felipe Jonatan e Sandry seguem no time.

Compartilhe  

últimas notícias