Diário de São Paulo
Siga-nos

Chega ao mata-mata? Santos tem semana de decisões para seguir vivo em Libertadores e Paulistão

Esta semana pode ser considerada a mais importante para o Santos na temporada até o momento. Ameaçado de eliminação na fase de grupos de Libertadores e

SANTOS
SANTOS

Redação Publicado em 04/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 20h01


Com The Strongest e Palmeiras pela frente, Peixe está ameaçado de eliminação na fase de grupos nas duas competições; lembre quando foi a última vez que isso ocorreu e faça as contas

Esta semana pode ser considerada a mais importante para o Santos na temporada até o momento. Ameaçado de eliminação na fase de grupos de Libertadores e Paulistão, o Peixe tem The Strongest e Palmeiras pela frente nas próximas 48 horas e busca manter viva a chance de classificação ao mata-mata das duas competições.

O jogo contra os bolivianos é nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela terceira rodada da fase de grupos do torneio sul-americano. O Santos perdeu os dois primeiros jogos e ainda não pontuou na competição. Agora, precisa mostrar uma reação para não deixar Boca Juniors e Barcelona de Guayaquil, ambos com seis pontos, dispararem no grupo C.

Atual vice-campeão da Libertadores, o Santos só não se classificou para a fase de mata-mata do torneio em uma oportunidade: em 1984, quando ficou na lanterna de um grupo que tinha Flamengo, América de Cali e Deportivo Junior, ambos da Colômbia. O Peixe teve cinco derrotas e uma vitória em seis jogos disputados na ocasião.

Santos perdeu para o Barcelona-EQU na Vila Belmiro na estreia da fase de grupos e se complicou na Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Santos perdeu para o Barcelona-EQU na Vila Belmiro na estreia da fase de grupos e se complicou na Libertadores — Foto: Staff Images / CONMEBOL

Ainda sem um treinador após o pedido de demissão de Ariel Holan e sob comando do auxiliar Marcelo Fernandes, o Santos precisa espantar a má fase recente para poder sonhar com a permanência nos dois torneios. O time não vence há cinco jogos e só marcou um gol no período.

Na quinta-feira, dois dias depois de enfrentar o The Strongest, o Santos visita o Palmeiras no Allianz Parque, pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, em mais um jogo de vida ou morte. Qualquer resultado que não seja uma vitória confirma a eliminação do Peixe.

E só os três pontos não bastam. O Santos ainda precisa secar o Guarani, que tem quatro pontos a mais no grupo D (14 do Bugre contra 10 do Peixe). São apenas mais seis pontos em disputa.

A última vez que o Santos ficou fora do mata-mata do Paulistão foi em 2008, quando o formato de disputa ainda era diferente do atual. À época, todos os times se enfrentavam na primeira fase, e os quatro primeiros avançavam para a fase eliminatória.

Veja abaixo os cenários possíveis para o Santos se classificar:

  • Vencer necessariamente os últimos dois jogos: Palmeiras (quinta-feira) e São Bento (dia 9/05) e:
  • Contar que o Guarani faça no máximo um ponto nos dois jogos restantes: Ponte Preta (quarta-feira) e Inter de Limeira (dia 9/05);
  • Ou contar com dois empates do Guarani, mas recuperar a diferença de pelo seis gols de saldo a favor do time de Campinas (-8 contra -2).
Santos precisa vencer dois jogos e secar o Guarani para se classificar no Paulistão — Foto: Marcos Ribolli

Santos precisa vencer dois jogos e secar o Guarani para se classificar no Paulistão — Foto: Marcos Ribolli

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias