Diário de São Paulo
Siga-nos

Chefe da Ferrari diz que Leclerc tem mentalidade vencedora como a de Schumacher

Em apenas duas temporadas como titular da Ferrari, Charles Leclerc já emerge como novo líder da escuderia italiana. Pelo menos é o que deu a entender o chefe

Chefe da Ferrari
Chefe da Ferrari

Redação Publicado em 26/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h36


Para Mattia Binotto, monegasco de apenas 23 anos vem se desenvolvendo como um potencial líder da equipe italiana, que não conquista um título há mais de dez temporadas

Em apenas duas temporadas como titular da Ferrari, Charles Leclerc já emerge como novo líder da escuderia italiana. Pelo menos é o que deu a entender o chefe Mattia Binotto em entrevista ao podcast “Beyond the Grid” (“Além do Grid”) no site oficial da Fórmula 1. De fato, tanto em 2019 como em 2020, o desempenho do monegasco ofuscou o do tetracampeão Sebastian Vettel, que acabou dispensado da Ferrari – o espanhol Carlos Sainz foi contratado. Isso faz Binotto comparar Leclerc a ninguém menos do que Michael Schumacher, campeão pelo time de 2000 a 2004.

– Ambos são pilotos muito talentosos. Penso que Charles é um piloto certamente talentoso; ele é rápido, é capaz de ultrapassar, é fantástico em proteger a posição. Acho que ele tem a mentalidade de que vencer é um objetivo claro para ele e acho que o que o está pressionando em todas as suas ações é que ele sempre tentará vencer – opinou Binotto, que trabalhava como engenheiro de motores quando Schumi era piloto da Ferrari.

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Carlos Sainz em encontro nesta sexta — Foto: Divulgação / Ferrari

Charles Leclerc, Mattia Binotto e Carlos Sainz em encontro nesta sexta — Foto: Divulgação / Ferrari

Embora não diga claramente que Leclerc é o primeiro piloto da Ferrari, Binotto deixou nas entrelinhas que o monegasco será, de fato, o líder da equipe na tentativa de recuperar um título que não vem há mais de uma década – o último piloto campeão pela Casa de Maranello foi Kimi Raikkonen, em 2007, enquanto o título de Construtores não vem desde 2008.

– Ele não está lá simplesmente para participar, mas acho que ele está lá para vencer. E quando ele coloca o capacete, ele está na pista como um piloto – o segundo lugar nunca é satisfatório para ele, como não era para Michael. Charles é muito mais jovem do que Michael na época. Ele precisa se desenvolver como líder da equipe porque o sucesso da Ferrari amanhã dependerá também da maneira como ele se comportará como líder. Mas eu acho que enquanto Michael já era um líder, Charles está se desenvolvendo como um líder. Mas ele está se desenvolvendo bem – apontou.

Charles Leclerc no pódio do GP da Inglaterra de 2020 — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Charles Leclerc no pódio do GP da Inglaterra de 2020 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Foi justamente Schumacher quem acabou com um jejum de títulos da Ferrari que vinha desde Jody Scheckter em 1979. Com a equipe italiana no auge das suas forças, o alemão emplacou mais quatro títulos consecutivos – entre 1999 e 2004, a Ferrari ganhou seis campeonatos de construtores.

Charles Leclerc tem sete pole positions e duas vitórias na Fórmula 1, todas alcançadas em 2019. No ano passado, com a Ferrari enfrentando dificuldades com sua unidade de potência, Leclerc ainda subiu duas vezes ao pódio e foi o oitavo na tabela, enquanto Vettel foi o 13º, com apenas um pódio.

.
.
.
GE – Globo Esporte.F!
Compartilhe  

últimas notícias