Diário de São Paulo
Siga-nos

Caio Bonfim fica em 13º na marcha das Olimpíadas sob calor de mais de 30ºC

Foi preciso coleto de gelo no aquecimento, muita água no corpo e panos molhados para resfriamento. A primeira prova de rua do atletismo das Olimpíadas foi

OLIMPIADAS
OLIMPIADAS

Redação Publicado em 05/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h43


Foi preciso coleto de gelo no aquecimento, muita água no corpo e panos molhados para resfriamento. A primeira prova de rua do atletismo das Olimpíadas foi realizada sob um calor de 31ºC. Mas a sensação térmica em Sapporo era de 36ºC. Nessas condições extremas, o brasileiro Caio Bonfim terminou na 12ª posição dos 20km de marcha atlética. Nesta quinta-feira, o ouro ficou para o italiano Massimo Stano, que superou os japoneses Koki Ikeda e Toshikazu Yamanishi.

Quarto colocado na Rio 2016 e bronze no Mundial de 2017, Caio fez uma prova de recuperação depois de ficar muito longe dos primeiros colocados nos quilômetros iniciais. Ele completou o percurso em 1h23m21s, na 13ª posição.

– Nível altíssimo. Me preparei muito bem. Queria passar a linha de chegada com a sensação que dei tudo. Foi o que fiz. Ganhei de dois campeões mundiais e medalhistas olímpicos. Não é fácil. Eu dei tudo. Não consegui me manter no pelotão onde queria estar, mas encontrei um ritmo e fui crescendo, mas nessa hora não consegui mais manter. Fiquei só sobrevivendo. Sei que dei tudo – disse Caio.

Mais dois brasileiros participaram da prova. Matheus Correa foi o 46º colocado, com o tempo de 2h31m47s, prejudicado por punições e um pit stop de dois minutos. Lucas Mazzo abandonou a prova depois de 13km.

marcha atlética das Olimpíadas — Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile via Getty Images

marcha atlética das Olimpíadas — Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile via Getty Images

Sem refresco

A marcha atlética, assim como a maratona, foi transferida de Tóquio para Sapporo, mais ao norte da capital japonesa, por ter um clima mais ameno. Só que a diferença climática entre as duas cidades foi muito pequena. A sensação térmica de 36ºC foi até maior em Sapporo e castigou os marchadores.

Caio Bonfim usa colete de gelo no aquecimento para as Olimpíadas — Foto: Fábio Grijó

Caio Bonfim usa colete de gelo no aquecimento para as Olimpíadas — Foto: Fábio Grijó

A prova

Os brasileiros começaram a prova correndo juntos na parte de trás do pelotão. Depois do primeiro quarto da corrida, Caio começou a fazer sua recuperação. A cada parcial ele foi subindo posições e até figurou em 12º lugar, mas não conseguiu continuar acelerando e foi ultrapassado no fim pelo equatoriano Brian Pintado. Matheus Correa sofreu com as punições. Ele foi advertido três vezes e teve de fazer um pit stop de dois minutos que o prejudicou bastante. Lucas Mazzo abandonou a disputa.

Entre os líderes, o chinês Wang Kaihua foi o primeiro a arriscar uma arrancada depois do primeiro quarto da prova. Ele liderou a prova por muito tempo, mas perdeu ritmo e foi alcançado pelo primeiro pelotão. Travaram um duelo pela ponta, o italiano Massimo Stano, os japoneses Koki Ikeda e Toshikazu Yamana, os espanhóis Alvaro Martin e Diego Garcia e o alemão Christopher Linke. Só a dois quilômetros para o fim, os três medalhistas desgarraram. Stano foi o mais veloz, enquanto os japoneses tiverem de conter o ritmo por causa de punições. Aí o italiano completou a prova em 1h21m05.

Massimo Stano vence a marcha atlética de 20km das Olimpíadas — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Massimo Stano vence a marcha atlética de 20km das Olimpíadas — Foto: Clive Brunskill/Getty Images

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias