Diário de São Paulo
Siga-nos
AMISTOSOS DA SELEÇÃO

Brasil empata com Espanha, mas mostra poder de reação

Brasil e Espanha empataram por 3 a 3 no Estádio Santiago Bernabéu com marcação de 3 pênaltis

Brasil e Espanha empataram por 3 a 3 no Estádio Santiago Bernabéu com marcação de 3 pênaltis - Imagem: Reprodução/Instagram @cbf_futebol
Brasil e Espanha empataram por 3 a 3 no Estádio Santiago Bernabéu com marcação de 3 pênaltis - Imagem: Reprodução/Instagram @cbf_futebol

Ana Rodrigues Publicado em 27/03/2024, às 09h39


Quando assumiu a frente da seleção brasileira, Dorival Júnior prometeu trazer de volta o respeito à seleção brasileira. E, apesar de ser muito cedo ainda, o técnico deu bons indícios nos jogos contra a Inglaterra e Espanha.

De acordo com o UOL, Dorival enfrentou duas pedreiras e não perdeu, mesmo com muitos desfalques e pouco tempo de trabalho.

O Brasil oscilou, mas conseguiu vencer a Inglaterra por 1 a 0 e empatou em 3 a 3 com a Espanha. As duas são consideradas umas das melhores seleções do mundo.

O saldo geral é positivo.

A simbiose vai fazer com que voltemos a ser uma seleção respeitada e muito forte. Sei que o trabalho é árduo, depende de cada um de nós, mas não tenho receio de dizer que vamos alcançar resultados. Confiem no trabalho, e trabalho não faltará para tudo isso", falou Dorival em sua apresentação.

E o que deu certo?

O poder de reação. Apesar de começar perdendo por 2 a 0 contra a Espanha, o Brasil não se intimidou e teve inteligência para lidar com suas adversidades.

A escolha pelo goleiro Bento se mostrou certeira. O jogador foi bem nas duas partidas.

O zagueiro Fabricio Bruno, uma das grandes novidades do time, também se destacou. O flamenguista foi destaque individual em Wembley e não comprometeu no Bernabéu.

Outro acerto foi trazer Lucas Paquetá de volta. O meia do West Ham retornou após ficar fora durante investigação, pelo suposto envolvimento com apostas e mostrou que fez falta. Ele ainda comprovou sua polivalência, onde atuou como meia, volante, ponta-direita e ponta-esquerda nos variados momentos dos amistosos.

Andreas Pereira também se mostrou uma boa opção. O meia retornou à seleção e fez o time melhorar no segundo tempo dos jogos na Europa.

O que não funcionou?

A defesa foi muito bem contra a Inglaterra, mas mal diante da Espanha, principalmente nos casos de Danilo, Wendell e Beraldo.

A seleção ainda continuou com problemas nas laterais. Nas últimas partidas, vários nomes foram testados desde a Copa do Mundo de 2022 sem se firmar.

A proteção do meio também é um grande desafio. Bruno Guimarães é um pouco "tímido" e João Gomes foi irregular.

Raphinha cumpre uma função tática importante, mas passa longe de brilhar individualmente, demonstrando do por que se tornou reserva no Barcelona.

Próximos jogos

O Brasil terá mais dois amistosos antes da Copa América: México e Estados Unidos, em junho.

O técnico Dorival Júnior vai manter a observação de pelo menos 50 atletas considerados selecionáveis na última Data Fifa.

Compartilhe  

últimas notícias