Diário de São Paulo
Siga-nos

Hansel Emmanuel: o jogador de basquete que impressiona com apenas um braço

Hansel Emmanuel é um jovem de 17 anos que, assim como muitos, adora jogar basquete. Mas, ainda quando criança, o dominicano perdeu um dos braços em um

Hansel Emmanuel
Hansel Emmanuel

Redação Publicado em 17/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h44


Dominicano de 17 anos se destaca no Ensino Médio dos Estados Unidos: “Eu sou o menino que não se rendeu”

Hansel Emmanuel é um jovem de 17 anos que, assim como muitos, adora jogar basquete. Mas, ainda quando criança, o dominicano perdeu um dos braços em um acidente. Nada que o impedisse, no entanto, de seguir seu sonho. Hoje, Hansel se destaca no basquete escolar (Ensino Médio) americano, em um colégio na Flórida, e quer voar mais alto.

Hansel Emmanuel enterrando — Foto: Acervo pessoal

Hansel Emmanuel enterrando — Foto: Acervo pessoal

Aos 6 anos, Emmanuel perdeu o braço esquerdo ao cair de um muro em Santo Domingo, na República Dominicana, onde morava com a família. Apesar de muitos dizerem o contrário, continuou com a esperança de ser jogador de basquete. Onze anos depois, ele mede 1,93m e conseguiu uma bolsa de estudos para jogar nos Estados Unidos. É o destaque do seu time, os Lions da Academia da Vida Cristã, uma escola particular na cidade de Orlando na Flórida, e tem média de 11 assistências e 25 pontos por partida.

O amor pelo esporte é de família, o pai de Hansel foi jogador profissional de basquete. Hansel “pai” era conhecido como Kikima e considerado um grande defensor em seu país. O pai confessou que, quando Hansel começou a querer jogar basquete, ele foi contra a ideia.

– A princípio eu não queria que ele jogasse, por temor que ele sofresse. Tinha medo dele se machucar com as faltas. (…) Mas tive que deixá-lo ir. Que ele consiga suas conquistas porque foi dedicado ao trabalhar – afirmou o pai do jogador.

Hansel Emmanuel — Foto: Acervo pessoal

Hansel Emmanuel — Foto: Acervo pessoal

Em suas redes sociais, Hansel fala sobre a relação com a família e as raízes humildes na República Dominicana. Seu maior sonho é justamente dar uma casa para seus familiares. Em uma das postagens ele disse: “Tenho mais medo de morrer sem fazer a casa da minha família. Meu desejo é me superar não pode ser medido em uma balança. Eu sou o menino que não se rendeu”

Eu sou o menino que não se rendeu
— Hansel Emmanuel

Com o apelido de Kikimita, Hansel tem como ídolos LeBron James e Kevin Durant. Seu único pensamento é se superar cada vez mais no esporte e continuar jogando basquete até quando puder. Habilidade não lhe falta. Os vídeos que ganharam as redes sociais exibem dribles, enterradas e tocos impressionantes.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe