Diário de São Paulo
Siga-nos
PARALIMPÍADAS

7 brasileiros avançam para final das paralimpíadas

Sete atletas do Brasil disputam medalhas na natação paralímpica em Paris

Gabrielzinho, atleta paralímpico de natação - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @BraParalimpico
Gabrielzinho, atleta paralímpico de natação - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @BraParalimpico

Sabrina Oliveira Publicado em 29/08/2024, às 12h56


O Brasil conquistou um importante avanço nas eliminatórias da natação nos Jogos Paralímpicos de Paris, com sete nadadores se classificando para as finais desta quinta-feira. As competições serão realizadas na Arena La Defense, e a expectativa é alta para a conquista de medalhas pelos atletas brasileiros. As provas finais começam a partir das 12h30, horário de Brasília.

O grande destaque entre os brasileiros é Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, de 22 anos, que chega como favorito ao ouro nos 100 metros costas na classe S2, destinada a atletas com grande limitação físico-motora. Gabrielzinho registrou o melhor tempo das eliminatórias, completando a prova em 1 minuto, 59 segundos e 54 centésimos, e é o atual campeão mundial da modalidade. Ele também conquistou a prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, aumentando as expectativas para sua performance de hoje. A disputa pelo ouro está marcada para começar às 13h.

Outro destaque é Gabriel Bandeira, que compete nos 100 metros borboleta S14, para atletas com deficiência intelectual. Bandeira, que é o atual detentor dos recordes paralímpico e mundial da prova, chega à final com o quarto melhor tempo das eliminatórias. Ele tem pela frente uma tarefa desafiadora para defender o título conquistado em Tóquio, mas suas habilidades e histórico competitivo o colocam como um dos favoritos ao pódio. A prova de Gabriel Bandeira está programada para as 13h36.

Também na busca por uma medalha está Phelipe Rodrigues, que compete nos 50 metros livre classe S10, para atletas com deficiência física de baixo comprometimento. Phelipe, com uma carreira sólida que inclui duas pratas em Pequim 2008 e Rio 2016 e um bronze em Tóquio 2020, chega às finais com o terceiro melhor tempo das eliminatórias, 23 segundos e 78 centésimos. Ele competirá às 14h41, buscando adicionar mais uma medalha à sua coleção.

O dia de competições para o Brasil começa mais cedo, com Andrey Madeira nos 400 metros livre S9, para atletas com baixa limitação físico-motora. Andrey garantiu o oitavo tempo das eliminatórias e será o primeiro brasileiro a competir nas finais, às 12h30. Logo após, às 12h50, José Ronaldo nadará os 100 metros costas S1, prova que não teve eliminatórias e é destinada a atletas com grande limitação físico-motora.

Mais tarde, às 14h19, Mayara Petzold representará o Brasil nos 50 metros livre classe S6, destinada a atletas com grande limitação físico-motora. Mayara chega à final com o sexto melhor tempo das eliminatórias e está confiante em uma boa performance. Finalizando o dia, às 14h47, Mariana Gesteira competirá nos 50 metros livre classe S10, onde obteve o sétimo melhor tempo das eliminatórias. Nesta prova, a americana Christie Raleigh-Crossley é a favorita após quebrar o recorde mundial e paralímpico nas classificatórias, com o tempo de 27 segundos e 28 centésimos.

Compartilhe