Diário de São Paulo
Siga-nos
Evento Católico

Você conhece a história por trás do feriado de 'Corpus Christi'?

A data vem sendo comemorada anualmente 60 dias após a Páscoa, em referência ao milagre que aconteceu na Itália em 1264

Você conhece a história por trás do feriado de 'Corpus Christi'? - Imagem: Reprodução X I @CorpusToledo
Você conhece a história por trás do feriado de 'Corpus Christi'? - Imagem: Reprodução X I @CorpusToledo

Milleny Ferreira Publicado em 29/05/2024, às 13h23


Na próxima quinta-feira (30) é celebrada uma data muito famosa entre os católicos, o dia de Corpus Christi acontece anualmente exatamente 60 dias após a Páscoa, em referência ao milagre que aconteceu na Itália em 1264. 

A data no Brasil é tratada como ponto facultativo, a não ser por algumas capitais como São Paulo e Belo Horizonte, que a data é considerada como feriado

Essa celebração é marcada por diversas procissões de fiéis que saem para as ruas que estão enfeitadas, e montadas com os famosos e tradicionais tapetes de Corpus Christi.  

De acordo com o padre, mestre em direito canônico e professor acadêmico Alex Nogueira, a Igreja Católica acredita que em 1264 as relíquias da Santíssima Eucaristia se transformaram em carne ensanguentada e foram levadas em procissão até a cidade de Orvieto, na região da Úmbria. Por isso, o ritual segue até os dias de hoje com os símbolos da hóstia e do vinho que remetem ao dos símbolos da eucaristia, com o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Já havia no mundo católico um movimento para o reconhecimento de uma festa da Eucaristia. O acontecimento milagroso levou o Papa Urbano 4º a decretar a vivência litúrgica da solenidade para toda a Igreja Católica”, relatou padre Alex Nogueira para a CNN Brasil.

Por esse motivo, a celebração e procissões anuais é agendada para os exatos 60 dias após a Páscoa, já que, foi em uma quinta-feira que antecede a ressurreição de Jesus, ele mesmo teria instituído a Santíssima Eucaristia durante a última ceia.

Compartilhe  

últimas notícias