Diário de São Paulo
Siga-nos
Coaching

VÍDEO mostra mulher andando em passarela de vidro durante dinâmica de empresários em hotel de luxo

O organizador do evento, o empresário Samuel Pereira, explicou a razão da dinâmica

VÍDEO mostra mulher andando em passarela de vidro durante dinâmica de empresários em hotel de luxo - Imagem: reprodução
VÍDEO mostra mulher andando em passarela de vidro durante dinâmica de empresários em hotel de luxo - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 11/05/2023, às 10h19


Em um vídeo que circulou nas redes sociais na última semana, uma mulher aparece caminhando em uma "passarela" formada por cacos de vidro, em um evento para empresários realizado em um hotel de luxo de São Paulo, no último dia 16 de abril.

No registro é possível ver que a mulher caminha com certa dificuldade na passarela e precisa da ajuda de dois homens para se equilibrar e completar o desafio, ao fundo, dá para ouvir diversas pessoas ecoarem palavras de incentivo para ela, como "Você merece!".

Durante todo o trajeto, a mulher demonstra alguns momentos de emoção, até mesmo chora em determinado ponto da caminhada. Ao tirar os pés do vidro, antes de tocar no chão, uma pessoa fica encarregada de retirar os resquícios do material dos pés dela com uma vassoura.

O que está por trás?

A prática é apresentada como um método de encerramento de um evento chamado Grupo Black, "grupo de alta performance que reúne alguns dos maiores empreendedores e empresários do país", como estão classificados no próprio site.

Os encontros são liderados por Samuel Pereira, que se apresenta em suas redes sociais como empresário e investidor, além de "criador do maior evento de tráfego e audiência do Brasil".

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, Samuel se mostra como um mentor. Ele compartilha conteúdos de motivação pessoal, vendas e marketing, além momentos de sua rotina.

"Muitas vezes, algumas pessoas se esbarram em alguns limites, porque, quando encontram obstáculos, não têm o apoio suficiente para superar, não tem um apoio que te mostra como ir adiante", narra Samuel em um vídeo compartilhado em suas redes, onde pessoas aparecem andando sobre cacos de vidro.

O método

Ao g1, o empresário disse que o método glasswalking - caminhada em vidro, em tradução livre - foi oferecido aos participantes do evento como uma dinâmica "para falar sobre vencer os medos" e afirmou que ninguém se machucou.

"Ao pisar nos cacos, acontece uma distribuição de peso. O que ocorre é que as pessoas criam uma ilusão de que é algo perigoso, mas, no final, não é. O ponto principal é que existe o incentivo para as pessoas vencerem o medo. O que ocorre na verdade é uma analogia em relação às aflições da vida e como é possível superá-los para que as pessoas façam o mesmo em suas vidas e seus negócios", apontou Samuel.

O profissional responsável por aplicar a dinâmica, André Kaercher, explicou:

"São cacos de vidros de verdade. As esteiras de vidro são feitas com garrafas de bebidas em tamanho e espessura específicos, como garrafas de cerveja de 600 ml, sendo que algumas partes são descartadas antes da montagem justamente para garantir a segurança dos alunos".

De acordo com Kaercher, o objetivo da atividade é "trabalhar na linhagem sistêmica a quebra de crenças limitantes e outras questões como a autoconfiança e a clareza para projetos de vida e carreira".

É coaching?

Embora o "ambiente de motivação" tenha semelhanças com o que é observado em cursos de coaching, André afirma que não é a mesma coisa:

"Apesar do coaching ter se popularizado e ser muito associado à linha motivacional, essa prática é considerada uma dinâmica de alto impacto aplicada por profissionais especializados chamados treinadores comportamentais. Aqui no Brasil ainda é uma profissão pouco conhecida, mas com muito potencial".

A própria Sociedade Latino-Americana de Coaching questiona a eficácia do método do glasswalking:

"Fuja de cursos que possuem dinâmicas como: quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhar sobre cacos de vidro, entre outras. Isto também não é coaching".

Compartilhe  

últimas notícias