Diário de São Paulo
Siga-nos
Comovente

Vida de ex-usuária de crack tem reviravolta emocionante: "Vou ajudar quem está lá"

Thais Barbosa abandonou a escola e foi morar na Cracolândia desde os 13 anos

Vida de ex-usuária de crack tem reviravolta emocionante: "Vou ajudar quem está lá" - Imagem: reprodução g1
Vida de ex-usuária de crack tem reviravolta emocionante: "Vou ajudar quem está lá" - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 23/12/2022, às 17h34


Thais Barbosa abandonou a escola pública onde estudava e foi morar em uma cracolândia do Rio de Janeiro. Agora, há cinco anos longe das drogas, ela busca terminar os estudos para entrar na universidade.

Não dava mais para ficar em casa com a minha mãe, porque eu me envolvi com o que não devia. Precisava de droga. Virei pedinte na rua e me prostituí. Até os 25 anos, fui estuprada e agredida mais de uma vez. Tentava fazer planos para sair daquilo, mas aí era muita droga na mente, né? Dormia, esquecia e voltava para a rua", conta ela ao G1.

Aos 31 anos, Thais agora longe da cracolândia quer voltar apenas depois de ser aprovada na universidade e se formar como assistente social, mas por outro motivo, muito nobre. "Vou ajudar quem está lá", diz.

Para isso, ela já começou a fazer o que está a seu alcançe para realizar esse sonho. Em 2021, ela prestou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova voltada para adultos que não concluíram a escola na idade correta. Seu desempenho foi suficiente para conquistar o diploma do ensino fundamental.

Neste ano, fez o teste novamente, buscando o certificado do ensino médio. Nesta quinta-feira (22), quando recebeu os resultados, chorou de felicidade ao ver que está perto de conseguir ser aprovada e poder prestar vestibular.

"Só faltou [atingir] a nota de matemática, mas vou entrar na escola [da Educação de Jovens e Adultos - EJA] e tentar de novo", conta.

Persistente, Thais continua em busca de seu sonho e conta que encontra no atual marido, com quem está junto desde 2017, e no filho, Lorenzo, de cinco anos, toda inspiração e garra para continuar lutando por seu objetivo.

Lorenzo tem hoje 5 anos e é o amor da minha vida. Estou confiante, trabalhando como doméstica e batalhando pelo meu diploma, para conseguir algo melhor para a família. Foi onde encontrei forças para recomeçar".
Compartilhe  

últimas notícias