Diário de São Paulo
Siga-nos
VALENTINE'S DAY

Valentine's Day: entenda a data e a história por trás de sua origem

Conhecido como Dia de São Valentim no Brasil, o Valentine's Day celebra o amor em vários países

Conhecido como Dia de São Valentim no Brasil, o Valentine's Day celebra o amor em vários países - Imagem: Reprodução/Freepik
Conhecido como Dia de São Valentim no Brasil, o Valentine's Day celebra o amor em vários países - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 14/02/2024, às 15h58


Nesta quarta-feira (14), se comemora o Valentine's Day, ou como é conhecido no Brasil, o Dia de São Valentim, que comemora o amor nos Estados Unidos e em outros países. Além de ter a tradicional troca de presentes, flores, cartões e chocolates entre os namorados, existem algumas teorias que explicam o surgimento desta data comemorativa.

De acordo com a CNN, a Igreja Católica tem dois santos que são celebrados em 14 de fevereiro que seriam os grandes defensores do matrimônio e se tornaram protetores dos namorados.

No século III, os soldados romanos foram proibidos de se casarem porque isso os deixaria mais fracos. Mas, apesar disso, o padre São Valentim seguiu realizando casamentos às cegas.

O outro santo é o bispo São Valentim de Terni, conhecido por ajudar na reconciliação de vários casais e, apesar de propagarem o amor, ambos foram executados pelo Império Romano.

De acordo com um texto publicado pelo Vaticano, a Ordem Beneditina cuidou da igreja de São Valentim em Terni durante a Idade Média e difundiu o culto do Dia dos Namorados em seus mosteiros na França e Inglaterra.

Por outro lado, acredita-se que a celebração teve origem na Roma antiga, já que entre os dias 13 e 15 de fevereiro, acontecia a Festa de Lupercalia, onde os homens tiravam nomes das mulheres na sorte em uma jarra e acabavam formando um casal.

Mas, independente de onde e o porquê de como tudo começou, para os norte-americanos, a data se tornou um dia perfeito para se comprometer com alguém. E, mesmo que aqui no Brasil estejamos mais acostumados a celebrar a ocasião no dia 12 de junho, há quem presenteia seu amado em ambas as datas.

Compartilhe  

últimas notícias