Diário de São Paulo
Siga-nos

O que João Doria tem a ver com a singularidade do Dia dos Namorados em junho?

Entenda as razões históricas que levaram o país a comemorar o Dia dos Namorados em junho, enquanto o resto do mundo celebra em fevereiro

Dia dos Namorados. - Imagem: Freepik
Dia dos Namorados. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 12/06/2023, às 08h23


Enquanto os Estados Unidos e a Europa celebram o "Valentine's Day" em 14 de fevereiro, o Brasil adotou uma data única para comemorar o amor: 12 de junho, desde 1948. Mas você sabe qual é a origem desse Dia dos Namorados brasileiro? Surpreendentemente, a resposta está ligada ao mundo comercial.

Tudo começou com o publicitário João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo, João Doria Jr. Proprietário da agência Standart Propaganda, Doria foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de impulsionar as vendas em junho, que tradicionalmente eram fracas.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria teve a ideia de criar outra data para incentivar a troca de presentes ao longo do ano: o Dia dos Namorados. Ele escolheu junho como o mês ideal, pois era um período de desaquecimento nas vendas.

O dia 12 de junho foi selecionado por ser a véspera da celebração de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro no Brasil. Dessa forma, unindo o útil ao agradável, Doria lançou a primeira campanha publicitária que estabeleceria a data no país.

Os slogans da época refletiam o objetivo comercial da comemoração. "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga" eram algumas das frases presentes na propaganda que foi reconhecida como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda.

No ano seguinte, a data começou a ganhar popularidade em várias regiões do Brasil e, posteriormente, tornou-se uma celebração nacional. Atualmente, o Dia dos Namorados ocupa a terceira posição no ranking das melhores datas comerciais no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. O faturamento médio nesse dia romântico já ultrapassa a marca de R$ 1,5 bilhão.

A Origem do Valentine's Day

A história do Dia de São Valentim (Valentine's Day), celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito mais antiga do que o Dia dos Namorados no Brasil. Sua origem remonta ao século 5.

Há várias versões para a história, mas a mais conhecida relata que São Valentim era um padre de Roma condenado à morte no século 3. Naquela época, o imperador Claudio II proibiu casamentos, acreditando que homens casados eram soldados menos eficientes. Sua intenção era ter solteiros sem responsabilidades familiares para compor um exército mais robusto.

Valentim, entretanto, defendia que o casamento era parte do plano divino e dava sentido ao mundo. Assim, ele passou a desafiar a lei e a realizar cerimônias de casamento em segredo.

Quando o imperador descobriu suas ações, o padre foi preso e sentenciado à morte em 270 d.C. Durante o período em que esteve encarcerado, Valentim se apaixonou pela filha de seu carcereiro. No dia de sua execução, ele enviou uma carta de amor à moça, assinando-a como "seu Valentim". Essa atitude deu origem à prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada em 14 de fevereiro.

Somente dois séculos depois, o papa Gelásio instituiu oficialmente o Dia de São Valentim como símbolo dos namorados. A comemoração foi estabelecida quando a Igreja transformou em festa cristã uma antiga tradição pagã, o festival romano de três dias chamado Lupercalia. Esse evento, realizado no meio de fevereiro, celebrava a fertilidade e marcava o início oficial da primavera.

Embora as origens do Dia dos Namorados no Brasil e do Valentine's Day sejam diferentes, ambas as datas são dedicadas ao amor e à celebração dos relacionamentos. Independentemente de quando é comemorado, o importante é expressar os sentimentos e valorizar a pessoa amada.

Compartilhe  

últimas notícias