Diário de São Paulo
Siga-nos
TENDENCIOSO

Vacina contra Covid-19 pode ter sido a causa da morte da filha de LeBron James?

Elon Musk provoca dúvidas sobre possível causa da morte da filha do astro do NBA

Elon Musk e LeBron James. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais
Elon Musk e LeBron James. - Imagem: Reprodução | Redes Sociais

Marina Roveda Publicado em 26/07/2023, às 08h26


Elon Musk enfrentou pesadas críticas depois de postar um tweet sobre uma possível conexão entre a vacina contra a Covid-19 e a parada cardíaca sofrida na terça-feira por Bronny James, filho da estrela da NBA LeBron James.

O bilionário magnata da tecnologia, que já foi criticado anteriormente por espalhar desinformação sobre vacinas Covid-19 no Twitter, respondeu a um tweet sobre a notícia de Bronny James com uma declaração sobre a vacina.

"Não podemos atribuir tudo à vacina, mas, ao mesmo tempo, não podemos atribuir nada", escreveu ele.

"A miocardite é um efeito colateral conhecido", acrescentou Musk. "A única questão é se é raro ou comum."

A miocardite é uma rara condição inflamatória que afeta o coração e foi relatada em casos de alguns adolescentes e jovens adultos do sexo masculino que receberam as vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna contra Covid-19, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Ainda não há evidências sobre o que causou os problemas de saúde de Bronny James. Mas o tweet de Musk rapidamente tomou proporções próprias.

A postagem de Musk foi citada pela âncora da Fox News, Martha MacCallum, durante uma entrevista na terça-feira com a Dra. Janette Nesheiwat, colaboradora médica da rede, sobre o incidente envolvendo James.

"As pessoas veem essas situações e isso levanta questões sobre a vacina, porque vimos algumas coisas das quais você falou acontecerem em alguns jovens após isso. Elon Musk twittou sobre isso", disse MacCallum. "É uma pergunta justa a ser feita?"

Nesheiwat respondeu dizendo que o que é "mais comum em alguém como Bronny James é a cardiomiopatia, não a miocardite".

Ela acrescentou: "Não temos dados para dizer" se houve mais incidentes como o envolvendo Bronny James após a ampla administração das vacinas contra o coronavírus após a pandemia.

Musk também foi criticado por outros em sua própria plataforma de mídia, que ele rebatizou nesta semana como "X".

"Caro @elonmusk: Você tem acesso a vastos recursos. Por favor, consulte alguns", escreveu o representante Ted Lieu (D-Califórnia) em um tweet. "Você não sabe se o Sr. James tem miocardite. Mais importante ainda, a Associação Americana do Coração afirmou que 'a infecção por COVID-19 representa um risco maior de miocardite do que as vacinas'."

Um porta-voz da família James disse que Bronny James está se recuperando após sofrer a emergência médica durante uma sessão de treinamento no Galen Center da Universidade do Sul da Califórnia (USC) na segunda-feira de manhã.

A batalha pelo controle das informações sobre vacinas nas redes sociais explodiu nos tribunais e na política, com conservadores no Congresso argumentando que o governo Biden tem buscado censurar discussões sobre a vacina.

Um tribunal de apelações federais suspendeu no início deste mês uma ordem de outro tribunal que limitava os funcionários da administração Biden de se comunicarem com empresas de mídia social sobre postagens online.

No auge da pandemia, a administração tentou combater o que considerava desinformação sobre vacinas.

As vacinas têm demonstrado reduzir significativamente as chances de morte ou problemas de saúde graves decorrentes da COVID-19.

O jogador de segurança do Buffalo Bills, Damar Hamlin, sofreu um episódio de parada cardíaca durante um jogo na segunda-feira à noite contra o Cincinnati Bengals no início deste ano. Ele teve que ser ressuscitado duas vezes por profissionais médicos no campo e em uma instalação médica depois de desmaiar após fazer um tackle em um jogador adversário.

Compartilhe  

últimas notícias