Diário de São Paulo
Siga-nos
Contrato

Universal Music Group não renova contrato com o TikTok e o TikTok Music; entenda o motivo

O anúncio foi feito pela gravadora nesta quarta-feira (31)

Universal Music Group não renova contrato com o TikTok e o TikTok Music; entenda o motivo. - Imagem: reprodução Twitter@TikTokBrasil
Universal Music Group não renova contrato com o TikTok e o TikTok Music; entenda o motivo. - Imagem: reprodução Twitter@TikTokBrasil

Lillia Soares Publicado em 31/01/2024, às 16h31


Nesta terça-feira, a Universal Music Group (UMG) anunciou que não renovará seu contrato de licenciamento com o TikTok e o TikTok Music. A gravadora informou que seu conteúdo não estará mais disponível nessas plataformas de mídia social.

Conforme informações do portal CNN, em uma carta direcionada à comunidade de artistas e compositores, a Universal Music Group (UMG) revelou que está buscando compensações adequadas durante as negociações de renovação de contrato com o TikTok. 

Entretanto, caso não haja um acordo até a próxima quarta-feira (1º), um representante da UMG afirmou que todas as músicas da gravadora serão retiradas do serviço.

Na carta, a Universal Music Group (UMG) criticou o TikTok, alegando que a plataforma está tentando desenvolver um negócio musical sem compensar devidamente os artistas. A UMG argumentou que a proposta de pagamento do TikTok aos artistas e compositores é apenas uma "pequena parte" do que outras plataformas sociais similares pagam em situações comparáveis.

Além disso, conforme a Reuters, o TikTok respondeu às acusações, classificando a narrativa da gravadora como "falsa". A plataforma afirmou que as ações da UMG não visam o melhor interesse dos artistas, compositores e fãs. A TikTok destacou que representa apenas aproximadamente 1% da receita total da UMG.

Vale ressaltar que em fevereiro de 2021, as duas empresas chegaram a um acordo que permitia aos usuários do aplicativo incorporar clipes do vasto catálogo de músicas da UMG em seus vídeos.

Compartilhe  

últimas notícias