Diário de São Paulo
Siga-nos
Astronomia

Superlua Azul: saiba como observar o fenômeno que acontece nesta quarta (30)

O fenômeno ocorrerá pela última vez neste ano e poderá ser visto do Brasil

Superlua Azul: saiba como observar o fenômeno que acontece nesta quarta (30) - Imagem: reprodução Pixaby
Superlua Azul: saiba como observar o fenômeno que acontece nesta quarta (30) - Imagem: reprodução Pixaby

Vitória Tedeschi Publicado em 30/08/2023, às 11h13


Nesta quarta-feira (30), a última Superlua Azul deste ano iluminará o céu e poderá ser visto do Brasil. Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês.

De acordo com a CNN, em ocasiões de superlua, o astro se encontra no perigeu, ou seja, mais próximo da Terra. No caso do evento desta semana, a distância entre Lua e Terra será a menor de 2023. Por isso, observadores poderão ver o satélite natural maior e mais brilhante do que em condições comuns.  

É um evento que pode ser visto por muitas horas (durante toda a noite), de qualquer lugar do mundo e por qualquer pessoa, porque é visível a olho nu, ou seja, sem o uso de qualquer instrumento", explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional - unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

Como observar o fenômeno?

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 18h45 em São Paulo.

Embora o fenômeno possa ser visto durante toda a noite, o instante exato da Lua Cheia será melhor observado às 22h35.

Além disso, segundo informações do Observatório Nacional, logo após o pôr do Sol e antes do amanhecer no dia seguinte, a Lua parecerá ainda maior e poderá apresentar variações de tonalidade, em razão das condições atmosféricas. 

Compartilhe  

últimas notícias