Diário de São Paulo
Siga-nos
SECA HISTÓRICA

Seca no Texas revelam relíquias pré-históricas; confira

Pegadas de Acrocantossauro, que viveu há 113 milhões de anos, surgiram após seca

Paluxy River. - Imagem: Reprodução | Wikipedia
Paluxy River. - Imagem: Reprodução | Wikipedia

Marina Roveda Publicado em 28/08/2022, às 09h27


Depois do rio Paluxy, no Texas, ser atingido pela “mega seca”, foi revelado no leito de um rio, pegada de um antigo dinossauro, o Acrocantossauro, que viveu há 113 milhões de anos atrás. Um recente estudo apontou que este é o maior período seco da região em 1.200 anos.

O Acrocantossauro viveu no início do período Cretáceo, era um predador bípede que podia pesar quatro toneladas. Para garantir tração, os dedos das patas do animal  possuíam garras bem afiadas nas extremidades.

As pegadas foram descobertas na semana passada, no Parque Estadual Vale dos Dinossauros, onde outros registros similares vêm sendo encontrados há mais de 100 anos.

A região fica localizada a 480 quilômetros do Golfo do México. É uma área costeira na pré-história, ideal para essas descobertas. Depósitos de carbonato de cálcio nas conchas de crustáceos que viveram no mar há milhões de anos formaram uma lama de consistência perfeita para preservar pegadas.

dinossauro
Imagem: MIRO3D/IMAGO

As pegadas de Sauroposeidon, um herbívoro gigante que viaja em matilhas, também foram encontradas na área, deixando pegadas semelhantes às dos elefantes.

Compartilhe  

últimas notícias