Diário de São Paulo
Siga-nos
Olimpíadas

Saiba como documentário de Simone Biles pode devolver medalha para Jordan Chiles

O documentário de Simone Biles foi gravado durante os Jogos Olímpicos de Paris

Saiba como documentário de Simone Biles pode devolver medalha para Jordan Chiles - Imagem: Reprodução/Bluesky
Saiba como documentário de Simone Biles pode devolver medalha para Jordan Chiles - Imagem: Reprodução/Bluesky

Manoela Cardozo Publicado em 19/09/2024, às 13h59


O documentário de Simone Biles, gravado durante os Jogos Olímpicos de Paris, pode ter um impacto decisivo na restituição da medalha de bronze à ginasta americana Jordan Chiles, na prova de solo.

Segundo o Metrópoles, na última segunda-feira (16), os advogados de Chiles entraram com um recurso no Supremo Tribunal Federal da Suíça, visando anular a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), que havia concedido a medalha à romena Ana Barbosu, retirando-a de Chiles.

O recurso judicial conta com novas evidências em vídeo capturadas durante as gravações do documentário de Biles, que podem comprovar que a equipe americana apresentou um pedido de revisão dentro do prazo estipulado pelas regras da competição.

Essa filmagem é peça-chave na estratégia legal de Chiles e da Federação de Ginástica dos Estados Unidos para reverter a decisão. A gravação mostra que a equipe americana fez o chamado "inquérito" — um pedido de revisão da pontuação — antes do limite de 60 segundos, o que, segundo os advogados de Chiles, enfraquece um dos principais pontos da decisão da CAS, que indicava que o pedido de revisão havia sido tardio.

“A filmagem pode ser a prova cabal na luta de Chiles para manter sua medalha de bronze, porque enfraquece uma descoberta factual fundamental na decisão do Tribunal Arbitral do Esporte − mostrando que a apelação da pontuação da ginasta americana, conhecida como inquérito, foi enviada bem antes do prazo de 60 segundos”, relatou o USA Today.

O resultado desse processo pode reconfigurar o pódio olímpico, com Jordan Chiles reassumindo a posição de medalhista de bronze, caso a decisão seja favorável.

Compartilhe