Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Motivo assustador vai fazer você nunca mais deixar a 'Alexa' no seu quarto

O assunto veio à tona após usuários do dispositivo se surpreenderem com um motivo que justifica retirá-lo do local

Motivo assustador vai fazer você nunca mais deixar a 'Alexa' no seu quarto - Imagem: reprodução Freepik
Motivo assustador vai fazer você nunca mais deixar a 'Alexa' no seu quarto - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 02/01/2023, às 15h57


Se você é fã de dispositivos inteligentes, aqui vai uma dica: é melhor deixá-los fora do seu quarto. O assunto veio à tona após usuários dos Amazon Echo (mais conhecidos como Alexa) se surpreenderem com um motivo um tanto 'assustador' que justifica retirá-lo do local.

De acordo com o Fox News, o dispositivo Alexa é útil para muitas coisas. Ele pode fazer qualquer coisa, desde tocar sua música favorita até responder a perguntas que você não queira pesquisar manualmente, apenas com seu comando de voz.

No entanto, o mesmo ponto forte do aparelho é também o maior 'vilão'. Isso porque, como o dispositivo foi projetado para receber comandos a partir do som da voz de seus usuários, ele é naturalmente destinado a estar sempre ouvindo e, portanto, pode gravar suas conversas sem o seu consentimento.

Por isso, todos que tem um Alexa devem concordar com o fato de que ele pode estar gravando tudo o que você fizer perto dele, então para uma maior tranquilidade, é aconselhado mantê-lo longe das partes mais íntimas da casa, como seu quarto e banheiro.

Em vez disso, ainda segundo o Fox News, os melhores lugares para deixar o Alexa são em espaços menos privados, como a sala de estar ou a cozinha.

Mas quem pode ouvir minhas conversas?

Por mais perturbador que possa parecer, a equipe da Amazon provavelmente pode ouvir algumas conversas privadas que as pessas tem perto dos dispositivos Alexa. Inclusive, de acordo com o Época Negócios, a Amazon já confirmou isso.

No entanto, garantiu aos clientes que a equipe só ouve as conversas para fins de pesquisa, otimização da compreensão do dispositivo sobre a fala humana e atualizações futuras. Cada membro da equipe Alexa na Amazon analisa até 1.000 clipes de áudio por dia.

Após essa revelação que chocou a todos muitas reclamações foram feitas sobre a falta de privacidade e gravação sem consentimento. Mas, até o momento, segundo a Tech Tudo, ainda não está claro se as informações ficam armazenadas apenas no próprio aparelho.

À primeira vista, a companhia diz que sim, mas, em dado momento, deixa aberta a possibilidade de que os dados possam ser mantidos em outros locais. "Temos um esforço contínuo para garantir que essas transcrições não permaneçam em nenhum dos sistemas de armazenamento da Alexa", disse a Amazon em um comunicado sobre esse assunto. 

Compartilhe