Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Juliana Paes revela ter sido vítima de estupro

Juliana Paes relatou o episódio acontecido e disse que queria se anular

Juliana Paes revela ter sido vítima de estupro - Imagem: Reprodução/Instagram
Juliana Paes revela ter sido vítima de estupro - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 17/08/2024, às 08h32


A série "Pedaço de Mim", da Netflix, alcançou grande sucesso na plataforma, com Juliana Paes no papel principal. No entanto, a atriz revelou que sua interpretação de Liana a fez reviver traumas pessoais, especialmente relacionados à violência sexual.

Conforme o Metrópoles, na trama, a personagem é estuprada por um amigo logo no início da história, o que trouxe à tona memórias dolorosas da adolescência da atriz. "Toda mulher já viveu alguma situação de violência em menor ou maior grau.

Eu já passei por episódios assim na minha adolescência e eu lembro da sensação de querer esvanecer logo depois que aconteceu”, disse Juliana Paes em entrevista ao programa "Conversa Vai, Conversa Vem", do O Globo, apresentado por Maria Fortuna.

Juliana confessou que durante muitos anos evitou falar sobre o assunto, mas agora sente-se mais à vontade para compartilhar sua experiência.

“Nunca falei sobre isso assim e hoje me sinto mais à vontade. Lembro que depois eu queria apagar, me anular”, acrescentou. Ela destacou que muitas vezes o abusador é alguém próximo, o que torna ainda mais difícil para a vítima lidar com o abuso. “Até você entender que a confiança foi quebrada e tirar a culpa… ‘Peraí, que parcela de responsabilidade eu tenho nisso?’. Levei anos”, declarou.

A atriz também compartilhou o impacto físico e emocional de dar vida à personagem Liana. Segundo Juliana, interpretar esse papel foi um processo delicado, que a levou a adoecer fisicamente.

"Ao mesmo tempo, eu tratei e parece que saiu uma mochila [das costas]. O trabalho do ator tem essa beleza, expurga muitos fantasmas, é tudo muito intenso", explicou. Ela revelou ainda que a atuação a fez pensar frequentemente em sua própria família, especialmente em seus filhos, o que tornou o processo ainda mais desafiador.

"Cada vez que eu olhava aqueles gêmeos [os filhos da personagem], eu via os meus filhos. Mexeu muito comigo. Entrei em um lugar em que não estava acostumada. Sempre separei muito bem o que estava fazendo no estúdio e no set. Ia para casa e aquilo ficava lá. Com a Liana foi difícil separar”, pontuou.

Por fim, Juliana Paes comentou sobre os retornos que tem recebido desde o lançamento da série. Ela mencionou que muitas mulheres compartilham com ela suas próprias experiências de abuso, agradecendo pela forma sensível com que a série abordou o tema. "Mulheres me contam que passaram por situações. O jeito como foi contado foi delicado e levantou discussões. Essa coisa do tempo de se entender foi muito delicado. Porque a Liana demora a falar, a admitir o abuso, a dizer a palavra 'estupro'. Achei que ia ser gatilho, mas não foi. Foi muito importante para mim", concluiu a atriz.

Compartilhe