Diário de São Paulo
Siga-nos
Debate sobre feminismo

Kéfera mostra arrependimento ao relembrar discussão ao vivo sobre feminismo: ''Mansplaining'' e ''manterrupting''

O caso aconteceu em 2018, no programa 'Encontro', mas, até hoje, rende muitos memes com os termos citados

A influenciadora teen, Kéfera, falou abertamente sobre uma discussão polêmica do feminismo, no 'Encontro', há muitos anos atrás. - Imagem: reprodução I TikTok @vemnocorte
A influenciadora teen, Kéfera, falou abertamente sobre uma discussão polêmica do feminismo, no 'Encontro', há muitos anos atrás. - Imagem: reprodução I TikTok @vemnocorte

Juliane Moreti Publicado em 26/12/2022, às 16h11


A influenciadora Kéfera é conhecida mais pelos adolescentes brasileiros. Sua carreira começou principalmente no Youtube, por causa de seu canal '5inco minutos'. Mas, indo para a atuação e aderindo cada vez mais à pauta das mulheres, ela se envolveu em polêmicas.

Em 2018, ela teve uma participação no programa 'Encontro', que na época, era dirigido por Fátima Bernardes. Junto, estava Heloísa Buarque, uma escritora que estava lançando um livro sobre feminismo, sendo este o principal tema.

Até que a Fátima foi interagir com a plateia e escolheu um moço, que questionou e tentou argumentar sobre o feminismo. Já indignada, a influenciadora decidiu falar termos desconhecidos, respondendo o rapaz.

''Isso que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe bem o que é feminismo e a gente entende o seu ponto de vista'', respondeu Kéfera. Apesar do moço tentar falar novamente, ela argumentou de volta. 

''Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo para vocês. Não é o seu lugar de fala, você pode ouvir, complementar e nos respeitar'', complementou, com o aplauso da plateia.

Kéfera falou abertamente sobre o caso 

Recentemente, ela participou do 'Venus Podcast', e decidiu comentar sobre o caso de 2018, explicando o porquê fez aquilo. Além disso, a atriz citou que agora, os termos que ela utilizou estão sendo mais conhecidos.

Questionada sobre se ela faria isso novamente, ela citou que não, mostrando certo arrependimento. ''Não, para me economizar, sabe?''. ''E aí, na hora, o que que acontece [...] Eu olhei para o lado, e vi uma senhora. Na hora, eu acho que ela já estava ocupando esse lugar de tipo: 'ai, está bom, paciência''', comentou.

A Kéfera indagou a crítica [Heloísa] naquele momento, e perguntou sobre realmente ser mansplaining e manterrupting o que o moço estava fazendo, recebendo a afirmação da estudiosa. Depois disso, ela quis agir. ''Aí eu fiquei com pena: caraca! [...] Eu não vou deixar essa senhora, do meu lado, passar por isso'', acrescentou.

''Foi muito esse lugar de tomar as dores, de ser inflamada e querer a justiça ali. Só que aí é desde 2018 até hoje, sendo vista como: 'ah, a Kéfera odeia homem', 'a Kéfera mansplaining, manterrupting', 'a Kéfera lacradora'. Nossa, teve muito meme na época'', justificou.

@vemnocorte EXPLICANDO A TRETA #keferabuchmann#venuspodcast#entrevista#vemnocorte#brasil♬ som original - Vem No Corte
Compartilhe  

últimas notícias