Diário de São Paulo
Siga-nos
Ciência

Fenômeno raro: veja como e que horas ver o alinhamento de 5 planetas com a Lua

O chamado "desfile planetário" estará mais evidente nesta terça-feira (28)

Fenômeno raro: veja como e que horas ver o alinhamento de 5 planetas com a Lua - Imagem: reprodução Freepik
Fenômeno raro: veja como e que horas ver o alinhamento de 5 planetas com a Lua - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 28/03/2023, às 15h36


Um fenômeno raro, chamado de "desfile planetário", que contará com a presença de Mercúrio, Júpiter, Vénus, Marte, Urano e a Lua poderá ser visto no céu, nesta terça-feira (28) e promete impressionar os amantes do espaço.

Em entrevista à NBC News, Bill Cooke, astrônomo da Nasa, revelou que os cinco planetas se alinharão com a Lua e poderão ser vistos a olho nu de qualquer lugar da Terra logo após o pôr do sol.

No entanto, é importante ressaltar que, para apreciar o fenômeno, é necessário que o observador esteja em um local de céu claro e tenha uma boa visão do horizonte a oeste.

Ele ainda explicou que será fácil identificar Vênus e Marte, porque seu brilho é intenso. O primeiro será um dos pontos mais brilhantes do céu, e o segundo estará perto da Lua com um tom avermelhado. Já Mercúrio e Urano podem ser mais difíceis de detectar, pois estarão mais escuros.

"A olho nu, mesmo de uma cidade com luzes, Júpiter, Vênus, a Lua e Marte devem ser facilmente visíveis. Urano deve ser visível com um telescópio de tamanho médio, e Mercúrio é um desafio adicional para os muito determinados", disse o astrônomo Jake Foster do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, segundo o g1.
Compartilhe  

últimas notícias