Diário de São Paulo
Siga-nos
Relacionamento

Especialistas revelam a diferença de idade ideal para o relacionamento durar; saiba qual

A ciência concluiu que as chances de separação podem estar diretamente ligadas à diferença de idade entre o casal

Especialistas revelam a diferença de idade ideal para o relacionamento durar; saiba qual - Imagem: reprodução Freepik
Especialistas revelam a diferença de idade ideal para o relacionamento durar; saiba qual - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 09/06/2023, às 11h00


O início de todos os relacionamento são carregados de esperança e daquele desejo de que ele evolua cada vez mais e, claro, dure 'para sempre'. No entanto, são vários os fatores que podem atrapalhar e atrapalhar a relação de um casal. Um deles é a diferença de idade.

Pesquisadores da Emory University em Atlanta, nos Estados Unidos, analisaram quanto essa questão influencia na duração de uma relação e descobriram que há uma diferença de idade ideal para reduzir os riscos de separação.

De acordo com a pesquisa, quanto maior a diferença de idade entre os envolvidos no relacionamento, maiores são as chances de que eles, eventualmente, se separem. Foram analisadas cerca de 3 mil pessoas para chegar à conclusão.

Os pesquisadores afirmam que as menores chances de divórcio (3%) são para casais com 12 meses ou menos de diferença de idade. Enquanto isso, casais com 5 anos de diferença têm 18% de chance de separação.

O risco de separação cresce para 39% quando o casal tem 10 anos de diferença. O índice salta para 95% quando a diferença de idade entre os parceiros é de 20 anos.

Os especialistas apontam alguns dos desafios enfrentados por casais com grande diferença de idade. O primeiro deles é a desaprovação social - as pessoas de fora acham que o parceiro mais novo está se aproveitando e explorando o mais velho.

Além disso, há também a dificuldade de se relacionar com os amigos do outro — que podem ser considerados imaturos ou chatos demais de acordo com a idade.

Por último, outro fator é a diferença na estabilidade financeira e profissional. Essas situações podem causar desentendimentos frequentes e provocar o desgaste da relação, levando ao divórcio.

Compartilhe  

últimas notícias