Diário de São Paulo
Siga-nos
DIA DA VISIBILIDADE TRANS

Dia da Visibilidade Trans: conheça 12 artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+

O Dia Nacional da Visibilidade Trans completa 20 anos de existência neste ano

O Dia Nacional da Visibilidade Trans completa 20 anos de existência neste ano - Imagem: Reprodução/Instagram @pepita
O Dia Nacional da Visibilidade Trans completa 20 anos de existência neste ano - Imagem: Reprodução/Instagram @pepita

Ana Rodrigues Publicado em 29/01/2024, às 12h20


Nesta segunda-feira (29), é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a data completa 20 anos de existência neste ano.

Segundo o CNN, o marco foi criado para conscientizar a população brasileira sobre os direitos e as condições de vida ainda vulnerável desse grupo social.

A seguir, conheça 12 artistas transexuais para ficar por dentro de quem são alguns dos maiores talentos da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil.

Verônica Valenttino

Sendo a primeira transexual a receber o prêmio de melhor atriz no Prêmio Shell de Teatro e de Melhor atriz em Musicais, no Prêmio Bibi Ferreira, ambos em 2023 e pela atuação na peça "Brenda Lee e o Palácio das Princesas".

Além disso, Verônica também é cantora e participou de diversos outros trabalhos, cantando e atuando.

Laerte Coutinho

Uma das maiores cartunistas e chargistas no Brasil, Laerte colaborou com diversos veículos de comunicação, como a revista Veja e IstoÉ e os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo.

A artista criou personagens icônicos que fazem parte do imaginário educacional brasileiro, como os Piratas do Tietê e Overman.

Fernando Lins (Fefa)

Fernando Lins, também conhecido como "Fefa", é artista plástico e visual. Lins faz reflexões sobre afetos e desejos, utilizando técnicas seculares de pintura a óleo associadas a processos digitais de composição.

A obra de Fefa Lins também investiga a diversidade de corpos e as sexualidades.

Assucena Assucena

Sendo indicada duas vezes ao Grammy Latino e outras duas ao Prêmio da Música Brasileira, Assucena é cantora e está, atualmente, seguindo carreira solo.

Anteriormente, a cantora integrava a banda "As Bahias e a Cozinha Mineira" e também fez uma turnê cantando e celebrando as músicas do álbum "Fatal", de Gal Costa.

Renata Carvalho

Premiada e indicada diversas vezes em prêmios nacionais e internacionais, Renata Carvalho, é uma das atrizes trans brasileiras mais importantes da atualidade, tendo realizado trabalhos marcantes no cinema e no teatro.

No teatro, a peça "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", na qual era protagonista, é comentada até hoje. A encenação gerou polêmica e fez com que a atriz fosse vítima de casos de transfobia em diversas partes do país por onde passou.

Renata também é pesquisadora e escreveu um manifesto no qual pede 30 anos sem transfake no Brasil, como ferramenta para mudar o imaginário da população e ainda reduzir a discriminação contra as pessoas trans.

Filipe Catto

Filipe Catto é uma pessoa trans não-binária, cujos pronomes adequados para se referir são ela ou elu. Sendo cantora desde jovem, Catto coleciona dezenas de prêmios por suas músicas, turnês, videoclipes e parcerias.

Filipe dividiu o álbum com grandes outros nomes da música popular brasileira, como Maria Bethânia, Elza Soares, Ney Matogrosso, Odair José, Vanessa da Matta, Daniela Mercury, Zélia Duncan, Ana Carolina e Arnaldo Antunes.

Danielle Torres

Primeira executiva trans do Brasil - e de muito sucesso internacional -, Danielle Torres também se destaca como escritora.

Além de ser colunista da revista Marie Clair, a executiva lançou uma autobiografia em 2022 e uma ficção no início de 2023.

Mel Gonçalves

Conhecida também como Candy Mel, é cantora, apresentadora e influenciadora digital.

Ela fez muito sucesso com grupo "Banda Uó", e fará em breve, uma turnê de reencontro.

Priscila Nogueira (Pepita)

Atriz, cantora, funkeira e apresentadora, Pepita, se destaca por suas participações em trios elétricos, programas de TV, entrevistas, eventos em geral, nos quais sempre aparece bem humorada, sábia e principalmente orgulhosa.

Valentina Luz

Uma das DJs mais conhecidas das festas de música eletrônica da noite paulistana, Valentina Luz faz sucesso e tem seu trabalho reconhecido por fãs do gênero no Brasil - e fora dele.

Ela também é performer e modelo, tendo feito ensaios fotográficos para a Vogue e participado de desfiles no São Paulo Fashion Week.

Raquel Virginia

Raquel é uma cantora e empreendedora premiada. Já foi indicada ao Grammy Latino e segue carreira solo.

Atualmente, ela se dedica mais intensamente aos prórpios negócios e foi uma das vocalistas da banda "As Bahias e a Cozinha Mineira".

Anne Mota

Anne é atriz e protagonista do filme "Alice Junior" (Netflix), Anne Mota é também uma influenciadora digital, falando sobre as questões da comunidade LGBTQIAP+ e sobre seu cotidiano.

Ela começou a ter destaque midiático após criar o canal do Youtube Transtornada, no qual fala sobre suas trajetórias como mulher trans. Em 2024, é prevista a estreia da sequência do filme "Alice Junior".

Compartilhe  

últimas notícias