Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica na tv

Danilo Gentili dá opinião polêmica sobre demissão de Leo Lins após piada com criança com hidrocefalia

Apresentador defendeu o humorista e classificou a demissão dele como censura

Danilo Gentili no programa "The Noite" - Imagem: Reprodução/SBT
Danilo Gentili no programa "The Noite" - Imagem: Reprodução/SBT

Mateus Omena Publicado em 20/07/2022, às 17h35


O apresentador e humorista Danilo Gentili, 42, defendeu Léo Lins após o colega de profissão ter sido demitido do SBT no início deste mês por ter feito uma piada referente ao Teleton e a uma criança com hidrocefalia durante um show de stand up.

Durante a exibição do programa “The Noite com Danilo Gentili”, o apresentador não poupou elogios a Lins e o chamou de "gentil, generoso e extremamente empático".

"O Leo Lins é uma das melhores pessoas que eu já conheci. É um cara que nunca mediu esforços para ajudar o próximo. Ele é esse tipo de gente que ajuda gente necessitada na rua, seja contribuindo com quem precisa ou atuando em grupo de defesa dos animais. O Leo Lins sempre agiu silenciosamente. Para o meu amigo Leo Lins, mais importante do que parecer bom, é ser bom, e ele é uma boa pessoa. Ele é reverenciado por todo mundo dessa equipe que o conhece, pelo o que ele faz, não pelo o que ele diz nos palcos enquanto trabalha para um público que sabe que tudo o que é falado lá são apenas piadas", declarou.

Danilo Gentili também aproveitou para criticar o que chamou de “tempos chatos”, como referência ao politicamente correto, no qual ele justificou que o problema que envolveu Leo Lins é a impossibilidade de fazer piada com tudo. Segundo o apresentador, a base da comédia é o absurdo.

“Eu sei que é chato ter que explicar o óbvio, mas a gente tem vivido tempos chatos. Uma das bases da comédia é o absurdo, é o exagero. [...] Todo mundo entende que absurdos e exageros são ótimos escapes para momentos de tensão, e é isso o que a comédia é, a arte de dizer absurdos para aliviar assuntos tensos”.

O apresentador acrescentou que há um grande problema de censura contra comediantes por falarem “besteiras”.

"Você pode até não rir de determinada piada, mas criminalizar e pedir punição ao autor dela, eu não vou nem falar que é um exagero, porque é até mais cruel que isso", finalizou.

A polêmica

O humorista Leo Lins, de 39 anos, foi demitido do SBT depois da viralização de um vídeo no qual ele aparece debochando de uma criança com hidrocefalia.

Na filmagem, ele cita o Teleton, que arrecada dinheiro em campanhas do SBT para apoiar crianças com problemas de saúde, e conta a história de um garoto do Ceará.

"Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes", disse o humorista.

O MPCE (Ministério Público do Estado do Ceará) ajuizou uma ação cível pública na última semana para proibir que o humorista Leo Lins, de 39 anos, faça piadas preconceituosas no estado após a polêmica. A medida foi solicitada pela 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, depois de tomar conhecimento de que havia shows de Lins agendados no estado.

Já a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) também emitiu um comunicado lamentando o episódio.

"A AACD repudia veementemente a 'piada' feita por Leo Lins em vídeo divulgado recentemente nas redes sociais do comediante. Em uma fala extremamente infeliz e bastante capacitista, ele ataca pessoas com hidrocefalia, chama as pessoas com deficiência de "crianças com vários tipos de problemas" e mostra desrespeito aos moradores do Ceará", diz a nota.

Compartilhe  

últimas notícias