Diário de São Paulo
Siga-nos
Histórias reais

Criança autista questiona se é um ‘monstro’ ao ser separada de seus colegas

Mãe se revolta com escola por separar filho autista de outras crianças

Criança autista questiona se é um ‘monstro’ ao ser separada de seus colegas - Imagem: Reprodução/Metropoles
Criança autista questiona se é um ‘monstro’ ao ser separada de seus colegas - Imagem: Reprodução/Metropoles

Gabrielly Bento Publicado em 14/09/2023, às 18h17


Uma mãe de Edimburgo, na Escócia, ficou indignada ao descobrir que seu filho de 6 anos, diagnosticado com autismo, está sendo separado dos outros alunos na escola.

Segundo o Metropoles, Ana Martinez, de 47 anos, disse ao jornal Edinburgh Live que se mudou para a cidade há um ano com os filhos Markel e Haizea, de 9 anos. Ana conta que está sendo bastante desafiador desde que Markel foi diagnosticado com autismo aos 2 anos.

Ela fala que ficou aliviada quando conseguiu matricular seu filho na Escola Primária Corstorphine, mas sua alegria se transformou em indignação quando ela descobriu que o menino estava sendo forçado a sentar sozinho atrás de uma barreira que está cheia de frases que digam como ele deve se comportar, separado dos colegas de classe.

“Antes de ele começar na Escola Primária Corstorphine, eles foram muito gentis comigo e informaram-me que a escola deles seria adequada para o meu filho. No entanto, depois de participar de reunião de pais na semana passada, descobri que ele tinha uma carteira especial e estava separado de seus colegas”, contou.

Ana disse que os professores explicaram que a barreira era necessária para que Markel se concentrasse, mas ela acredita que a medida é discriminatória e prejudicial. “Os professores disseram que ele estava naquela carteira porque precisava se concentrar e é por isso que ele tem um tipo de barreira bloqueando sua visão”.

“A barreira está cheia de imagens negativas e horríveis”, disse Ana. “Eu gostaria que eles adicionassem mais imagens positivas.” Ela também afirma que Markel está chegando da escola triste, perguntando por que “ninguém gosta dele” e se ele é um “monstro”.

A mãe explica que está considerando matricular o filho em uma escola especial, mas que prefere que ele frequente uma escola regular. “Estamos fazendo lições de casa — claro que eu o quero frequentando a escola, mas apenas se ele estiver feliz, e ele não está feliz lá agora. É frustrante e doloroso”.

Compartilhe  

últimas notícias