A marca de roupas planeja desembarcar no país com lojas físicas e online
Vitória Tedeschi Publicado em 17/07/2023, às 16h42
Nesta segunda-feira (17), a varejista de moda H&M anunciou que lançará lojas e comércio online no Brasil em 2025. O lançamento faz parte do plano de expansão na América Latina.
Com uma população de mais de 210 milhões de habitantes no Brasil e uma forte valorização da moda, há um potencial considerável de expansão no mercado", disse a H&M em comunicado.
A H&M abriu sua primeira loja na América Latina no México em 2012, e atualmente está presente no Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Panamá e Costa Rica.
Para iniciar suas atividades no Brasil, a companhia fez uma parceria com o Dorben Group, empresa especializada na distribuição de marcas de luxo na região, para apoiá-la nessa expansão.
Vale citar que, até o momento, a companhia não especificou em quais cidades a rede se instalará, mas adiantou que inicialmente entrará "nas principais cidades do Sudeste do Brasil".
Quem é a H&M?
Considerada uma marca de luxo, a H&M, ou Hennes & Mauritz, é uma das maiores marcas de vestuário e acessórios fast-fashion (mesma categoria de lojas como a Zara, Renner e C&A).
Presente em mais de 30 mercados, incluindo Portugal, a H&M nasceu na Suécia em 1947, quando Erling Persson abriu uma pequena loja na cidade de Västerås. Na altura, designava-se apenas Hennes, palavra sueca para "dela", uma vez que se focava na disponibilização de colecções femininas.
Só 20 anos mais tarde surgiram as primeiras peças para homem, na sequência da compra da Mauritz Widforss, segundo explica a revista CEOWorld. Estava, por isso, na altura de alterar o nome da marca para H&M.
Vale citar que, apesar de ser uma fast fashion - categoria associada à maleficios ao planeta, a marca tem se destacado no quesito preocupação com o meio ambiente e tem como objetivo usar 100% de algodão sustentável; até 2030, 100% de materiais reciclados ou de outras fontes sustentáveis; e até 2040, o propósito é ter uma cadeia de valor positivo para o ambiente. E a caminhada já está a dar frutos: atualmente, 57% dos materiais que a H&M usa são orgânicos, reciclados ou de outras fontes sustentáveis.
Além disso, a H&M tem também trabalhado com organizações não governamentais (ONGs) como a Canopy e até lançou a sua própria fundação. Através da H&M Foundation, ambiciona melhorar as condições de vida das populações, divulgar iniciativas de sustentabilidade e dar mais poder e espaço às mulheres.
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