Diário de São Paulo
Siga-nos
BBB 24

BBB 24: brother é acusado de capacitismo durante prova de resistência; entenda

O episódio causou polêmica nas redes sociais

BBB 24: brother é acusado de capacitismo durante prova de resistência; entenda - Imagem: reprodução Twitter
BBB 24: brother é acusado de capacitismo durante prova de resistência; entenda - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 10/01/2024, às 12h39


O Big Brother Brasil 24 teve início na última segunda-feira (08) com uma prova de resistência que ultrapassou as 17 horas.

De acordo com informações do GZH, durante o desafio, uma declaração de Maycon para Vinicius Rodrigues gerou acusações de discurso capacitista nas mídias sociais.

No decorrer da prova, o cozinheiro questionou o atleta paralímpico sobre a possibilidade de "dar um apelido" à prótese do velocista, sugerindo o nome de "cotinho". Esse termo é derivado de "coto", usado informalmente para descrever a parte remanescente de um membro amputado.

"A gente pode botar um nome no cotinho", questionou o cozinheiro.

O brother Vinicius Rodrigues, de 29 anos, teve parte da perna esquerda amputada após um acidente de carro em Maringá (PR). Durante a competição, precisou interromper o percurso para remover a prótese e continuar avançando, desistindo após mais de nove horas de resistência.

Na dinâmica da prova, cada participante possui uma bancada com um botão. Uma nova rodada é iniciada quando uma mensagem de alerta aparece no telão. Ao ouvirem o som de uma buzina, faróis ou a música da Chevrolet (patrocinadora da prova), os jogadores precisam apertar o botão. O primeiro a apertar escolhe um adversário para enfrentar o desafio, que também é realizado pelo último a pressionar o botão. Essa fase requer que os participantes atravessem um circuito com obstáculos e lama.

As declarações de Maycon provocaram repercussão negativa nas redes sociais. "Menos de 24h de programa e o Maycon já foi capacitista 2x com o Vinicius, e independentemente se ele se incomoda ou não, esse tipo de pergunta não se faz para uma pessoa amputada se você não tiver o mínimo de intimidade", disse o influenciador e ativista Ivan Baton no X (antigo Twitter).

Assista:

Compartilhe  

últimas notícias