Diário de São Paulo
Siga-nos
CALOR

As temperaturas de outubro estarão mais altas do que o normal

Em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC

Em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC - Imagem: Reprodução/Freepik
Em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 03/10/2023, às 11h14


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas em outubro ficarão acima da média na maior parte do país. Em Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC.

De acordo com a CNN, no sul do Mato Grosso do Sul e em uma parte da região Sul, os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC da média normal para o mês.

A ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20ºC", dizia a nota do Inmet.

Com relação às chuvas, a previsão para as regiões Norte e Nordeste será abaixo da média histórica, com volumes menores de 70 milímetros. No Centro-Oeste e no Sudeste, a chuva deve voltar de forma gradual, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A região Sul permanecerá com grande probabilidade de enormes quantidades de chuva, sendo o Rio Grande do Sul como um dos afetados.O Inmetprevê volumes acima de 250 milímetros.

Um dos efeitos do fenômeno El Niño é o aumento de chuvas no Sul do país. Isso acontece porque há uma grande circulação de ventos, e acaba interferindo no movimento de outros ventos, impedindo o avanço de frentes frias pelo terriório brasileiro. Sendo assim, as frentes ficam estacionadas por mais tempo na região Sul, disse o Inmet.

Compartilhe  

últimas notícias