Uma a cada quatro escolas públicas estaduais de São Paulo recebeu 100% dos alunos no primeiro dia de retomada das aulas do segundo semestre nesta

Redação Publicado em 03/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h50
Uma a cada quatro escolas públicas estaduais de São Paulo recebeu 100% dos alunos no primeiro dia de retomada das aulas do segundo semestre nesta segunda-feira (2), após a ampliação do atendimento autorizada pelo governo com o avanço da contenção da pandemia de Covid-19.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, há 5.130 escolas estaduais em São Paulo, sendo que 1.251 (24,39% do total) tiveram aulas presenciais com 100% dos alunos nesta segunda-feira.
Para funcionar com a capacidade máxima, as unidades precisam garantir o distanciamento mínimo de 1 metro entre as carteiras. Antes, o distanciamento era de 1,5 metro. O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários continua obrigatório.
As escolas que não conseguirem respeitar o distanciamento, terão que adotar esquema de rodízio de alunos para atender presencialmente 100% dos matriculados. A exceção é das creches públicas e privadas, que atendem crianças de 0a 3 anos, e terão o limite de 60% dos alunos atendidos diariamente. Antes, as creches funcionavam com 35% da capacidade de ocupação.
Por conta da Covid-19, as instituições de ensino da cidade deverão organizar as salas de aula dos ensinos infantil, fundamental e médio de modo que os alunos mantenham a distância entre si, mesmo que para isso seja necessário a adoção de rodízio de estudantes.
Na cidade de São Paulo, segundo a Prefeitura de SP, cada escola vai decidir se tem capacidade física para atender 100% dos alunos em determinado período ou se será necessário adotar um rodízio de dias ou horário para que todos os alunos passem a frequentar as aulas presenciais. A Prefeitura informou que, como o retorno ainda não é obrigatório, não teve balanço nesta segunda-feira da retomada das aulas.
A participação presencial na cidade, porém, ainda será facultativa aos pais, ou seja, a decisão pela aula presencial ou à distância ficará a cargo dos pais ou responsáveis por cada aluno nos ensinos infantil, fundamental e média, tanto nas escolas públicas como nas particulares.
O uso de máscara por parte de estudantes e funcionários seguirá obrigatório para todos, assim como o uso de álcool em gel nas escolas e equipamentos de proteção individual por parte de professores e demais funcionários.
.
.
.
G1
Leia também

Vídeo: casal é alvo de ofensas homofóbicas dentro de trem da Linha 4-Amarela em São Paulo

A Ficha Limpa em xeque: constitucionalidade, retrocesso e os limites do legislador na ADI 7881

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Corte de R$ 1,5 bilhão leva Exército a suspender operações nas fronteiras brasileiras

Vigilante é encontrado morto em galpão da Subprefeitura da Mooca e polícia apura homicídio

Viih Tube revela diagnóstico chocante após trauma com o filho

Setor de alumínio aposta em reuso de água e descarbonização

MP denuncia ex-professor da USP por assédio sexual, estupro e importunação contra ex-alunos

MEC lança plataforma gratuita para ensino de inglês e espanhol com certificado

Michelle Bolsonaro processa Janones e cobra indenização após associação ao Banco Master