Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem 2023

Professores revelam suas principais apostas para tema de redação do Enem; confira

O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro

O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro - Imagem: Reprodução/"X" @sassamedc
O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro - Imagem: Reprodução/"X" @sassamedc

Ana Rodrigues Publicado em 03/10/2023, às 09h22


É impossível saber o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes da aplicação da prova, porém dá para "apostar" nos assuntos mais prováveis. O Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, com provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humans e uma redação dissertativa-argumentativa. A redação é a única parte escrita do exame e é aplicada no primeiro domingo de provas.

Para os professores que foram ouvidos pelo G1, é quase uma unanimidade o tema ser Inteligência Artificial (IA), segundo eles, o tema é atual, relevante e acaba trazendo problemas latentes que podem impactar a sociedade.

O ‘boom’ do ChatGPT e o lançamento de outras ferramentas de inteligência artificial neste ano abriu um precedente que pode justificar o assunto como tema do Enem. A falta de políticas públicas regulatórias e de mecanismos de controle destas ferramentas são exatamente o tipo de gancho que o Enem gosta de explorar", alegou Rogério Magno, professor de Redação do cursinho popular Mais Futuro, de Cajazeiras (PB).

As professoras Daniela Toffoli, do Curso Anglo, Tatiana Nunes Camara, do colégio Mopi, Julia Ferreira, plataforma Redação Nota 1000, concordam e reforçam que os estudantes precisam estar atentos às discussões sobre o tema. No Brasil, o assunto já foi discutido no Congresso Nacional em reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS), que considera a regulamentação da inteligência artificial necessária e emergencial.

Outra aposta desses professores é o meio ambiente e as mudanças climáticas, especialmente diante das recentes catástrofes naturais que assolaram o Brasil e o mundo.

Muitas tragédias, como as que ocorreram em Petrópolis em 2022, em São Sebastião em 2023 e, também, atualmente, o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul com o ciclone e as fortes chuvas, além da onda de calor intensa, que resultou, em São Paulo, no registro de 36,5ºC, a maior temperatura da história para setembro, são alguns dos aspectos que demonstram a relevância da temática", informou Julia Ferreira. 

Além deste tema, outros possíveis temas apontados pelos professores são:

  • Trabalhos análogos à escravidão; 
  • Mudanças climáticas;
  • Exclusão digital; 
  • Direito das crianças; 
  • Terras indígenas e Marco Temporal.

Mesmo que nenhum destes temas venha ser cobrado na redação do Enem, eles podem ser usados para redações treino antes do exame. Vale reforçar que a recomendação dos especialistas é fazer pelo menos uma redação por semana até a prova.

O participante do Enem deve estar atento ao enunciado do tema proposto, garantindo a melhor compreensão do que é pedido e evitar a temida fuga ao tema. Isso pode acontecer caso o tema especifique um recorte nacional do assunto proposto, mas o aluno escreva sobre uma visão mundial.

Se a proposta fala em 'Brasil' ou 'sociedade brasileira', como aconteceu nas edições de 2020 e 2021, o mais indicado é que o aluno evite trazer acontecimentos internacionais para evitar a fuga ao tema. Agora, se não houver esse recorte, como em 2018, ele pode, sim, trazer outras ocorrências além do Brasil", falou Daniella Toffoli.

Daniella também aposta nos temas que não devem ser propostos no exame. Ela avaliou que o Enem pode trazer temas cuja causa principal tenha origem em alguma falha do governo. No entanto, ele não tem histórico de trazer temas muito polêmicos.

A questão do aborto, por exemplo, que estava em votação e teve, recentemente, o voto da [ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)] Rosa Weber a favor da descriminalização, é algo que acho que não tem chance de aparecer no Enem".

Reforçando que, apesar de ser um tema atual, relevante e se tratar de um problema de saúde pública, a especialista considera que a votação é muito recente e, além disso, é um tema que não tem o perfil do exame.

Os temas dos últimos 3 anos de Enem foram:

Enem Regular: 

  • 2020: "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira";
  • 2021: "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil";
  • 2022: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Enem PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade) e reaplicação:

  • 2019: "Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças";
  • 2020: "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil";
  • 2021: "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil".
Compartilhe  

últimas notícias