Diário de São Paulo
Siga-nos
VESTIBULAR

Mudança de horário no vestibular Unicamp 2025 pode criar tendência

Unicamp inova com mudança de horário no vestibular visando maior conforto para os estudantes

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução / Freepik
Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 02/08/2024, às 09h13


A Unicamp anunciou uma mudança inédita em seu vestibular, com as provas sendo realizadas pela manhã, em vez do tradicional horário vespertino. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (1), tem como objetivo proporcionar maior conforto aos candidatos, evitando os períodos de calor intenso e possíveis eventos climáticos extremos, comuns na época do ano em que o exame é realizado.

Com as inscrições abertas até 31 de agosto, os candidatos disputarão 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de R$210. A Comvest, responsável pela organização do vestibular, afirmou que fará solicitações aos governos municipais das cidades onde as provas serão aplicadas, pedindo um reforço nas linhas de transporte público para facilitar o acesso dos estudantes aos locais de exame.

José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, destacou a importância dessa medida, especialmente porque a prova será realizada pela manhã, o que representa uma mudança nos hábitos dos estudantes:

A preocupação é aquilo que tem se apresentado na prova ao longo dos últimos anos: os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. Nós tivemos, nos últimos anos, de forma leve, umas quedas de energia, problemas em ar condicionado, além de alguns exames que ficamos sabendo que tiveram que ser cancelados por conta disso. E nós não queremos fazer isso”, afirmou.

A Unicamp espera que essa mudança possa criar uma tendência entre outras instituições de ensino, como a Fuvest e a Unesp, que ainda mantêm suas provas no período da tarde. As novas datas e horários das provas da Unicamp são as seguintes: a primeira fase será em 20 de outubro e a segunda fase nos dias 1 e 2 de dezembro, ambas com início às 9h e duração de cinco horas.

Além da mudança de horário, a Unicamp também anunciou a criação de uma carreira de treineiro para o vestibular de 2025, destinada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Esses candidatos poderão escolher entre três áreas de conhecimento e terão a classificação divulgada com um certificado de participação, embora não sejam convocados para matrícula.

Outra novidade é a inclusão de Recife (PE) como cidade-sede para a aplicação do vestibular, além de Fortaleza (CE) e Salvador (BA), ampliando a presença do exame no Nordeste. No total, as provas serão realizadas em 31 cidades do estado de São Paulo e seis capitais.

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o final de agosto e efetuar o pagamento da taxa até 10 de setembro. As provas de habilidades específicas para cursos como música serão realizadas em setembro, enquanto outras áreas, como artes visuais e dança, terão seus testes em dezembro, após a segunda fase do vestibular.

A Unicamp continua oferecendo outras modalidades de ingresso, como o vestibular indígena e as vagas olímpicas, totalizando 3.340 vagas disponíveis. Os cursos estão distribuídos nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Calendário📆 

  • Inscrições: 1º a 31 de agosto de 2024
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 10 de setembro de 2024
  • Provas de habilidades específicas de música: 20 a 30 de setembro de 2024
  • Primeira fase: 20 de outubro de 2024
  • Segunda fase: 1º e 2 de dezembro de 2024
  • Provas de habilidades específicas: 11 a 13 de dezembro de 2024
  • Divulgação dos aprovados em primeira chamada: 24 de janeiro de 2025
Compartilhe