Diário de São Paulo
Siga-nos

Vendas de carros populares crescem 24% com benefício do governo

No entanto, produção registra queda de 16,4%

Fábrica de veículos. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Fábrica de veículos. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 08/08/2023, às 08h54


O término do programa de descontos para carros populares pelo governo federal ainda não pode ser medido definitivamente, mas o aumento nas vendas indica claramente que o benefício tributário teve um impacto significativo. No mês de julho, foram licenciados 225,6 mil veículos, registrando um aumento de 24% em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 7, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Os números reforçam a eficácia do incentivo governamental.

A Anfavea informou que, até o momento, 1,2 milhão de veículos foram licenciados este ano, representando um crescimento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Um aumento de 19% nas vendas de veículos licenciados foi observado entre junho e julho deste ano, marcando outro ponto positivo para o setor. Em junho, já havia sido registrado um crescimento de 7,4%.

No entanto, apesar desses números positivos nas vendas, a produção de veículos teve uma queda de 16,4% na comparação ano a ano, com uma diminuição de 3,3% em relação a junho. No acumulado do ano, a produção de veículos ainda apresenta um aumento de 0,3%.

A exportação de veículos, por sua vez, enfrentou desafios em 2023, com uma queda de 27,6% em relação a julho de 2022 e 17,1% em relação a junho deste ano. O total de exportações neste ano está 10,6% abaixo do registrado em 2022, com 257 mil unidades exportadas. A Anfavea destacou que as complicações em destinos importantes, como Colômbiae Chile, foram responsáveis por esse declínio, mas ressaltou uma surpresa positiva com o México, que lidera o ranking de exportações de modelos brasileiros pela primeira vez na história, com mais de 83 mil unidades, um aumento de 90% em relação ao volume do ano passado.

Compartilhe  

últimas notícias