Diário de São Paulo
Siga-nos

Termina hoje o prazo para empresas enviarem comprovantes de rendimentos aos contribuintes

Saiba o que fazer e não perca o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024

Receita Federal. - Imagem: Reprodução | Freepik
Receita Federal. - Imagem: Reprodução | Freepik

Marina Milani Publicado em 29/02/2024, às 09h05


Nesta quinta-feira (29) é o último dia para que empresas e instituições financeiras enviem aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Esses documentos são essenciais para o preenchimento correto da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, cujo prazo de entrega está programado para iniciar em 15 de março.

Diferentemente do que ocorria no passado, os comprovantes não precisam ser enviados pelos Correios. As empresas e instituições financeiras têm a opção de encaminhar os dados por e-mail, disponibilizar links para download na internet ou divulgar as informações por meio de aplicativos móveis. No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos está acessível no site ou no aplicativo SouGov.br.

Esses documentos são cruciais para que a Receita Federal possa verificar a consistência das informações declaradas pelos contribuintes, evitando erros ou omissões de valores sujeitos à tributação. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter detalhes sobre os valores recebidos ao longo do ano anterior, bem como os descontos efetuados para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte. Contribuições para a Previdência Complementar da empresa e despesas com planos de saúde coletivos também devem ser informadas, caso aplicável.

Além disso, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter os comprovantes pela internet, através da página Meu INSS ou do aplicativo disponível para sistemas Android e iOS. Planos de saúde individuais, fundos de pensão, bancos e corretoras também têm a obrigação de fornecer os documentos aos contribuintes.

É importante ressaltar que o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda foi alterado desde o ano anterior, passando a ser de 15 de março a 31 de maio. Essa mudança visa garantir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida no primeiro dia de entrega.

Se o contribuinte não receber os informes dentro do prazo estipulado, deve entrar em contato com o setor de recursos humanos da empresa ou com o gerente da instituição financeira. Em caso de erros nos documentos recebidos, é possível solicitar uma versão corrigida. Caso os comprovantes corretos não sejam recebidos até o final de maio, dia final de entrega da declaração, é possível enviar uma versão preliminar e, posteriormente, realizar uma declaração retificadora.

Compartilhe  

últimas notícias