O pais fica atrás apenas da Colômbia, que possui a conta de luz mais cara no ranking
Publicado em 19/07/2022, às 12h36 Mateus Omena
O custo da energia elétrica no Brasil é um das despesas que mais assombram os consumidores. De qualquer forma, há um motivo para essa situação ser preocupante, porque o país possui a segunda conta de luz mais cara do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia.
Esse cenário foi revelado por um estudo feito pela plataforma de cupons de descontos Cupom Válido, com dados da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres).
A pesquisa mostrou que os brasileiros estão pagando mais em suas contas de luz do que os consumidores de outros países que também lideram o ranking, como Turquia (3º), Chile (4º), Portugal (5º) e Polônia (6º).
Por outro lado, as últimas posições são ocupadas por nações onde a energia elétrica é evidentemente mais barata, como como Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça.
O levantamento foi feito com base no custo de 200kWl e a renda per capita de cada um dos países. Dessa maneira, o brasileiro gasta, em média, 25% do seu orçamento apenas para a energia.
Apesar do indicador assustar o contribuinte, há uma razão para a conta de luz ter um alto custo no país. Atualmente, da tarifa paga pelos brasileiros, 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. No entanto, o fator que mais pesa no bolso dos consumidores é representado pelos 46,5% restantes, que são as taxas, furtos, impostos e ineficiências.
Se levar em consideração apenas o furto de energia, a estimativa de perda em 2022 será de mais de R$ 5,4 bilhões, segundo a pesquisa.
Leia também
Vídeo: aeronave faz pouso forçado em rodovia e atinge caminhão nos EUA; assista
Inep divulga versão preliminar de gabarito do Revalida 2022/2
Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e ventania em São Paulo
Beneficiários de NIS final 2 recebem hoje o Auxílio Brasil
Bombardeios russos deixam pelo menos 11 mortos em Dnipro