Diário de São Paulo
Siga-nos
Energia Elétrica

TARIFA DE LUZ: Brasil tem a segunda conta de energia mais cara do mundo; veja top 10

O pais fica atrás apenas da Colômbia, que possui a conta de luz mais cara no ranking

As tarifas de luz mais baratas foram identificadas em países como EUA, Suíça e Noruega - Imagem: Freepik
As tarifas de luz mais baratas foram identificadas em países como EUA, Suíça e Noruega - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 19/07/2022, às 12h36


O custo da energia elétrica no Brasil é um das despesas que mais assombram os consumidores. De qualquer forma, há um motivo para essa situação ser preocupante, porque o país possui a segunda conta de luz mais cara do mundo, ficando atrás apenas da Colômbia.

Esse cenário foi revelado por um estudo feito pela plataforma de cupons de descontos Cupom Válido, com dados da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres).

A pesquisa mostrou que os brasileiros estão pagando mais em suas contas de luz do que os consumidores de outros países que também lideram o ranking, como Turquia (3º), Chile (4º), Portugal (5º) e Polônia (6º).

Imagem: Abrace, CupomValido.com.br

Por outro lado, as últimas posições são ocupadas por nações onde a energia elétrica é evidentemente mais barata, como como Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça.

O levantamento foi feito com base no custo de 200kWl e a renda per capita de cada um dos países. Dessa maneira, o brasileiro gasta, em média, 25% do seu orçamento apenas para a energia.

Apesar do indicador assustar o contribuinte, há uma razão para a conta de luz ter um alto custo no país. Atualmente, da tarifa paga pelos brasileiros, 53,5% são efetivamente utilizados para a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. No entanto, o fator que mais pesa no bolso dos consumidores é representado pelos 46,5% restantes, que são as taxas, furtos, impostos e ineficiências.

Se levar em consideração apenas o furto de energia, a estimativa de perda em 2022 será de mais de R$ 5,4 bilhões, segundo a pesquisa.

Imagem: Abrace, CupomValido.com.br

Compartilhe  

últimas notícias