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BLACK FRIDAY

Setor de eletrônicos estima lucrar cerca de R$ 15,5 bilhões na Black Friday

Jovens até 34 anos lideram as intenções, com média de gastos de R$ 1.529

Comércio de eletrônicos. - Imagem: Freepik
Comércio de eletrônicos. - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 23/11/2023, às 07h30


Segundo uma pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) realizada pelo Instituto Datafolha, o setor de eletrônicos pode atingir um lucro de R$ 15,5 bilhões durante a Black Friday deste ano, marcada para o dia 24 de novembro. O levantamento indica que o brasileiro tem a expectativa de gastar, em média, R$ 1.380 em compras nesta data.

Dentre os consumidores, 33% planejam gastar mais do que em 2022, enquanto 22% pretendem manter o mesmo valor e 28% planejam gastar menos. Os jovens até 34 anos apresentam maior intenção de compra, sendo que aqueles com idades entre 18 e 24 anos planejam gastar, em média, R$ 1.529, e os de 25 a 34 anos, R$ 1.498.

Quanto à classe social, 56% da classe A e B têm a intenção de gastar, em média, R$ 1.608, enquanto 52% da classe C pretendem desembolsar R$ 1.403. Em relação ao gênero, 50% dos homens planejam gastar acima da média nacional, estipulada em R$ 1.465, enquanto 49% das mulheres planejam gastar até R$ 1.298.

Considerando os meios de pagamento, o cartão de crédito lidera com 44% da intenção de compras, seguido por PIX (33%), dinheiro (27%), cartão de débito (22%), boleto (5%) e cartão de loja (5%).

Quanto ao tipo de loja, a maioria dos consumidores (55%) demonstrou preferência por compras em lojas físicas, enquanto 47% optam por plataformas online. A pesquisa destaca que a preferência por lojas físicas é maior nas faixas etárias acima de 35 anos, atingindo 56% para a faixa de 35 a 44 anos, 64% para 45 a 59 anos e 65% para 60 anos ou mais.

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