Diário de São Paulo
Siga-nos

Rendimentos da poupança alcançam patamar histórico

Poupança tem melhor rendimento desde 2017, mas ainda é considerada de baixo retorno; tesouro Selic e CDB de bancos são opções recomendadas

Poupança - Imagem: Freepik
Poupança - Imagem: Freepik

Marina Roveda Publicado em 02/08/2023, às 08h27


A caderneta de poupança, que sempre foi a aplicação preferida dos brasileiros, tem apresentado resultados positivos desde setembro de 2022 e, em junho deste ano, alcançou a maior rentabilidade desde agosto de 2017, registrando um rendimento real de 5,22% acima da inflação no período de 12 meses, conforme divulgado pelo levantamento do Trademap. A poupança sempre foi uma modalidade de investimento que visa a preservação do poder de compra do dinheiro depositado, além de ser uma opção prática, de fácil acesso, assemelhando-se a uma conta corrente, sem incidência de imposto de renda sobre o lucro e sem a cobrança do Impostosobre Operações Financeiras (IOF). Apesar do baixo risco associado a ela, o educador financeiro Rodrigo Cohen explicou em entrevista à Jovem Pan News que o rendimento da poupança também é baixo.

"A poupança, de certa forma, foi bastante útil para o brasileiro quando o mercado financeiro ainda não era muito desenvolvido. Realmente, a poupança servia como uma forma de você acumular, pelo menos, um patrimônio e ir crescendo. Sempre que sobrava, colocava o dinheiro na poupança."

Para o especialista, apesar do aumento na rentabilidade, a poupança ainda não se tornou atrativa e continua com rendimento limitado. "A rentabilidade é a mesma do mês passado, mesma do mês retrasado, mesma do início do ano e a mesma do ano passado. Na verdade, a rentabilidade aumentou porque a inflação caiu. Ou seja, os preços diminuíram e com isso a gente tem uma rentabilidade real maior na poupança."

Atualmente, com a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, somado à variação da Taxa Referencial, que é a média ponderada dos títulos públicos prefixados. Dessa forma, o rendimento da poupança está em torno de 0,7% ao mês.

Segundo Rodrigo Cohen, mesmo com o aumento do rendimento real da poupança, ainda existem outras opções no mercado que oferecem grau de segurança semelhante e rendimentos maiores. Ele destaca investimentos como o Tesouro Selice o CDB de bancos. O educador financeiro aconselha as pessoas a procurarem o gerente do banco ou um especialista em investimentos, acompanhado de alguém da família que entenda do assunto, para obter orientações adequadas. Ele ressalta que o primeiro passo para começar a investir é identificar o perfil do investidor e, em seguida, adequar os investimentos de acordo com a fase de vida, definindo se o dinheiro será necessário a curto ou longo prazo e realizando aportes mensais.

Compartilhe  

últimas notícias