Diário de São Paulo
Siga-nos

Produtos de limpeza mais caros levam famílias a mudar hábitos em casa

Manter a casa limpa não está fácil ultimamente. O aumento nos produtos de limpeza chegou a 10% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Fundação

Produtos de limpeza mais caros levam famílias a mudar hábitos em casa
Produtos de limpeza mais caros levam famílias a mudar hábitos em casa

Redação Publicado em 20/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h11


Manter a casa limpa não está fácil ultimamente. O aumento nos produtos de limpeza chegou a 10% nos últimos 12 meses, segundo levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E, para manter a faxina em dia, muita gente teve que se adaptar e até improvisar.

Não são só os consumidores que sofrem com o aumento dos preços: os pequenos comerciantes também estão mexendo na margem de lucro para não perder os clientes.

A alta pode ser verificada em quase todos os produtos. Mas o sabão em barra é destaque, com alta de 32%.

Veja os destaques de alta da pesquisa:

  • Sabão em barra: +32%
  • Alvejante: +11%
  • Sabão em pó: +10%
  • Detergente: +10%
  • Água sanitária: +10%

“Tem, é óbvio, o aumento do custo de produção, porque a matéria prima tá mais cara. A gente tem uma cadeia produtiva que depende de produtos importados. O Brasil não produz tudo necessário, então importa. A taxa de câmbio tá muito alta, o real está comprando menos em dólar do que antes. Então o insumo está mais caro e isso é repassado para o preço do produto final”, explica Juliana Inhasz, economista do Insper.

A pandemia também tem a ver com esses aumentos, uma vez que muita gente passou a ficar mais tempo em casa, e a se preocupar mais com a limpeza. Com mais gente procurando produtos de limpeza, os preços subiram.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias